Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de abril de 2015

SAÚDE DA MULHER

Mutirão em prol da saúde da mulher


Várzea Alegre. Com organização da Secretaria Municipal de Saúde, articulação da primeira-dama Aliny Teixeira, e em parceria com o Ministério da Saúde, teve início, na última segunda-feira, 20, em Várzea Alegre, o Mutirão de Mamografias Dra. Luciana Rafael.
O atendimento às mulheres a partir dos 40 anos de idade é feito em uma unidade móvel, totalmente equipada, instalada no Polo de Lazer Antônio Alves Costa (Calçadão). Para o período de 20 a 30 de abril, a intenção é realizar 640 mamografias com média de 80 atendimentos diários. O prefeito Vanderlei Freire avaliou que "o mutirão de mamografias atende a uma grande quantidade de mulheres, ajudando na prevenção e no diagnóstico de problemas das mamas, como o câncer de mama, o que certificará as condições de saúde dessas pessoas".
Ineditismo
O secretário de Saúde, Fernando Fernandes, considerou a ação do mutirão como iniciativa inédita na Cidade no tocante à saúde da mulher. Segundo ele, além dos 640 atendimentos iniciais, a meta para 2015 é a realização de quatro mil exames.
Essa será a solução para um dos problemas mais vultosos da população feminina várzea-alegrense, segundo o médico e diretor do Hospital São Raimundo, Carlyle Aquino Sátiro. Ele também avaliou positivamente os equipamentos disponibilizados da unidade móvel para os exames de mamografia.
Importância
Francisca Maria de Jesus, residente no Bairro Riachinho, foi a primeira mulher a realizar o exame de mamografia no início do mutirão, na última segunda-feira, e também reconheceu a importância do evento para a saúde das mulheres.
Câncer de mama
O mutirão de mamografias recebe o nome da médica Luciana Rafael, que faleceu em agosto de 2012 vítima de câncer de mama. A sua mãe, Renata Alencar, participou da abertura do evento.
Mais informações
Prefeitura Municipal de Várzea Alegre
Rua Deputado. Luiz Otacílio Correia, 153, Centro
Www.Varzeaalegre.Ce.Gov.Br
Donizete de Souza
Colaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário