Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESTÁ NO JORNAL O POVO - 18/07/2011

Especialistas dão dicas para chegar ao fim do ano no azul

Dá para chegar ao fim do ano com as contas em dia e ainda com algum dinheiro sobrando. Duvida? Segundo especialistas ouvidos, é só se planejar, ter disciplina e bom senso
Especialistas dizem que o primeiro passo para equilibrar as contas é não comprar em muitas prestações nesse momento (IGOR DE MELO) Especialistas dizem que o primeiro passo para equilibrar as contas é não comprar em muitas prestações nesse momento (IGOR DE MELO)

Ainda dá tempo se organizar financeiramente e chegar ao fim do ano com as contas em dia e com algum dinheiro para gastar no Natal e no Ano Novo. Especialistas ouvidos por O POVO dizem o que fazer para alcançar esse objetivo, sonho de todo brasileiro. Se planejar, cortar gastos, economizar, estabelecer prioridades e traçar estratégias para alcançar a meta. Em linhas gerais essa é orientação que deve ser para a vida toda, como numa reeducação alimentar.

Para o economista e colunista de O POVO, José Maria Porto, o segredo do sucesso financeiro de qualquer pessoa é o planejamento financeiro. “Nesse caso é necessário estabelecer suas prioridades, comprando somente o absolutamente necessário”, afirma, aconselhando a fugir da compra por impulso, da compra de produtos em liquidação a não ser que realmente precise usar.

Especialista no assunto, a coordenadora do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Shandra Aguiar, afirma que é preciso se planejar e ter informação para avaliar as ofertas.

“A maioria da população brasileira tem vergonha de pedir troco ou pedir desconto”, comenta, ressaltando que se cada um das cerca de 2.600 pessoas que passam por dia num supermercado de médio porte deixarem um centavo, o dono terá ao final de cada dia R$ 26 e esse valor multiplicado por 365 dias vai dar R$ 9.490.

Parcelas
O professor de Finanças da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), Marcos Crivelaro, diz que o perigo são os pequenos gastos na lanchonete ou com as crianças. Para ele, chegar ao fim do ano sem estar com a corda no pescoço é a motivação para fazer um certo sacrifício porque depois dele virá a festa, uma alegria maior.

Para quem vai começar a tentar equilibrar as finanças a partir de hoje destaca que, se ainda existirem dívidas parceladas é preciso pagá-las sem atraso, cortar gastos e começar a poupar. Crivelaro diz que vale até o cofrinho que pode contar com os apoio das crianças, para quem tem filhos ainda pequenos. “Fica proibido comprar a prazo até chegar ao final de novembro ou dezembro”, completa.

Avalia ainda que o ideal é guardar a primeira parcela do 13º salário, mas se não der, esse dinheiro deve ser usado para matar dívidas e ver se dar para usar nos gastos pelo menos a segunda. Shandra diz que quem recebeu a primeira parte do 13º no meio do ano deve tentar guardar um pouco. E destaca que se puder comprar à vista, deve evitar o cartão de crédito, ainda mais em parcelamentos.

Porto chama a atenção para o mês de outubro e mais precisamente para Dia das Crianças, quando os pais começam um processo de endividamento que pode ir além do que o orçamento permite. Afirma que, se a pessoa pretende fazer suas compras de Natal e passar um Ano Novo financeiramente tranquilo, o primeiro passo é não comprar em muitas prestações nesse momento, pois, nesse caso, acumularia com outras e com os impostos do início do ano, as despesas com matrícula e material escolar.

“De preferência a compra à vista e pechinche muito, dessa forma, o preço do produto que você está comprando sai bem mais em conta”, salienta o economista, acrescentando que a pessoa nunca deve usar o cheque especial para realizar suas compras. Ele recomenda conversar com a família sobre a situação das finanças e a pedir compreensão se tiver que dar apenas uma lembrancinha de presente.

Nesse caso, Shandra Aguiar aconselha a fazer uma lista das pessoas que vai presentear ou dar “lembracinhas” e, se puder, ir comprando e guardando. José Maria Porto diz que, se a pessoa for viajar nas férias de fim de ano, deve se programar para isso e começar a comprar a passagem a partir de agora, para não iniciar o ano novo com dívidas.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Quem ainda vai começar a planejar o orçamento pode visita o portal www.meubolsoemdia.com.br da Febraban que tem informações didáticas sobre finanças pessoais, dicas sobre como economizar e até um software de gestão financeira.

Artumira Dutra
artumira@opovo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário