Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ESTÁ NO JORNAL O POVO - 21/07/2011

A mais bela prévia de um centenário

Cerca de 30 mil relembram 77 anos da morte de Padre Cícero. Amanhã é dia de centenário
21.07.2011| 01:30

Celebração reuniu fiéis de diversos estados nordestinos. Todos
buscavam pedir ou agradecer graças obtidas por intermédio do Padim  (IGOR DE MELO) Celebração reuniu fiéis de diversos estados nordestinos. Todos buscavam pedir ou agradecer graças obtidas por intermédio do Padim (IGOR DE MELO)
Thiago Mendes
ENVIADOs A JUAZEIRO DO NORTE
thiagomendes@opovo.com.br

Igor de Melo
igordemelo@opovo.com.br


Erguidas em intenção de graças e gratidões, as mãos dos romeiros percorrem caminho curto até o descanso sobre o peito. Assim como o gesto de conforto e fé, também é próxima, quase familiar, a devoção das milhares de pessoas que lotaram ontem a praça do Socorro, em Juazeiro do Norte, para missa alusiva aos 77 anos de morte do Padre Cícero.

Muitos vestidos de preto, alguns descalços, outros com grandes terços pendendo das roupas, eles acordaram cedo para entregar ao “Padim” a interseção nas valias cotidianas e nas maiores precisões.

Para a doméstica Maura dos Santos, 46, a missa de ontem era mais uma das que lhe cabe acompanhar todo dia 20. “Nesse dia eu só visto preto. Enquanto eu puder vir, eu venho”, conta a moradora de Brejo Santo, no Cariri. Ela cumpre promessa pela saúde da neta Cícera Iasmin. Nascida de seis meses, dois meses na UTI, a menina se criou e hoje, com três anos, assiste à missa vestida de branco.

Todo romeiro tem seu rosário de graças atribuídas ao padre. Raimunda dos Santos, 66, conta que a primeira foi a de um filho com problema de verminose. “Foi graça grande. Não tinha médico que dissesse o que era. Hoje mora em São Paulo, é homem feito, tem família”, descreve Raimunda.

Entre as bênçãos que a pernambucana Josefa de Oliveira, 74, enumera está a cura de um corte na mão de um irmão. “Ele veio em fevereiro e voltou curado”, atesta Josefa, agricultora de Garanhuns. “Outra oferta que recebi foi para minha mãe, que vivia tendo crises do coração e pediu para não sofrer na hora da morte. Ela morreu cantando”, descreve a graça atribuída a Nossa Senhora da Piedade.

A agricultora Cícera Arrais, 34, seguia o ritual de muitos romeiros: colocar objetos pessoais no túmulo de padre, na capela do Socorro, como forma de bênção. “A gente consegue muita coisa. Fiquei ruim depois de um tiro. Vesti preto por seis meses”, conta.

A missa de ontem reuniu cerca de 30 mil romeiros, de acordo com estimativas da Prefeitura. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano do Crato, dom Fernando Panico. Nos cânticos, saudações e homilia, o centenário de Juazeiro do Norte, comemorado amanhã, foi lembrado.

“A cidade cresceu milagrosamente por ação profética do seu fundador. Temos gratidão ao patriarca do Nordeste, que com suas palavras semeou a palavra de Deus no coração dos romeiros. Oração e trabalho, eis a sabedoria de padre Cícero”, exaltava dom Fernando.

Com o encerramento da missa, ainda de manhã, a cidade se esvaziava aos poucos. Muitos romeiros já voltavam para o destino de partida e com retorno a Juazeiro previsto para 15 de setembro, quando é realizada a romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. “Quando eu saio daqui, saio renovada, como criança”, despedia-se Josefa de Oliveira.

PROGRAMAÇÃO DO CENTENÁRIO

Hoje
8 horas - Prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, assina ordem de serviço de obras de infraestrutura, drenagem, construção de postos de saúde, entre outras.

19 horas - Reinauguração da estátua do Padre Cícero.

Amanhã (dia dos 100 anos)

5 horas - Alvorada Festiva

8 horas - Ato cívico e desfile da identidade da cidade, nas praças da Prefeitura e Padre Cícero.

16 horas - Casamento coletivo no ginásio poliesportivo

17 horas - Missa na Basílica de Nossa Senhora das Dores

18h30min - Corte de bolo e show pirotécnico, na praça dos Romeiros

19h30min - Lançamento de selo e carimbos alusivos aos 100 anos

21 horas - Show com Ivete Sangalo no Parque de Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário