Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

INFORME

Segurança nas férias: confira cuidados ao deixar sua casa vazia

A chegada das férias de verão e das viagens de final de ano trazem maiores preocupações ao deixar a residência desocupada.
Para evitar acidentes e roubos, Cleodato Moisés do Nascimento, capitão da Polícia Militar de São Paulo, dá dicas de segurança sobre o que fazer antes de partir para dias de descanso.
Thiago Vieira/Folhapress
Prédio de luxo no Jardins que foi invadido por ladrões em dezembro de 2010
Prédio de luxo nos Jardins (zona oeste de São Paulo), invadido por ladrões em dezembro de 2010
Se você mora em condomínio, ele aconselha:
1) Não deixar a chave de seu apartamento com o porteiro: avisar apenas o síndico para que ele o comunique em caso de algum incidente;
2) Se não quiser avisar o síndico, fale com um vizinho de confiança sobre sua ausência e deixar um telefone de contato.
Se você mora em casa, a dica principal é não mudar a rotina. Assim, comunique sua ausência a algum vizinho ou parente de confiança para que ele mantenha o ritmo costumeiro. Isso inclui:
1) Não deixar as luzes acesas;
2) Suspender a assinatura ou peça a uma pessoa de confiança recolher o jornal diariamente. O acúmulo de jornais é uma dica de que a casa está vazia;
3) Manter o quintal limpo;
4) Não mudar o lugar do cachorro: deixá-lo no mesmo lugar de sempre e pedir para alguém colocar água e comida para o animal;
5) Desligar a campainha para gerar dúvidas se a casa está ou não vazia.
Para evitar invasões, trave pela parte interna com um pedaço de madeira ou de ferro, se as portas dos fundos forem de correr; tenha grades sólidas na janela; e jamais deixe chaves pendurada na porta por dentro, porque ladrões podem pular o quintal e acessar as chaves pela janela.
Se, ao voltar da viagem, a porta estiver estourada ou você perceber algum indício de invasão, não entre na casa: ligue no 190 e busque mais informações com algum vizinho.
ALÉM DO ROUBO
Acidentes com luz e gás também são um risco quando a residência está desocupada. Por isso, o capitão também dá outros conselhos, que servem para os que moram em casa e em apartamento:
1) Tire todos os equipamentos da tomada;
2) Desligue o gás;
3) Feche o registro de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário