Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PELO BRASIL

Preso, José Rainha diz ter sido alvo de plano de assassinato

RODRIGO VIZEU
DE SÃO PAULO
A defesa do líder sem-terra José Rainha, que está preso, disse que o militante teve acesso a um suposto plano para matá-lo.

Rainha, que estava preso na penitenciária de Presidente Venceslau, na região de Presidente Prudente (SP), foi transferido nesta terça-feira para São Paulo.

O advogado de Rainha, Ney Strozake, disse que foi informado do plano nesta terça-feira (13) por Rainha, que teria sido avisado por meio de uma carta de um dos detentos da penitenciária do interior paulista.

STJ nega pedido de liberdade de líder sem-terra José Rainha
José Rainha é transferido para penitenciária no interior de SP
José Rainha tem prisão preventiva decretada
Operação prende servidora do Incra, José Rainha Jr. e mais 7

Alan Marques - 19.jan.2002/Folhapress
Rainha é suspeito de envolvimento em desvios de verbas para assentados do Pontal do Paranapanema
Rainha é suspeito de envolvimento em desvios de verbas para assentados do Pontal do Paranapanema


Segundo a carta, divulgada pela entidade Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e confirmada pela defesa de Rainha, fazendeiros da região ofereceram a outros detentos dinheiro para que eles matassem o líder sem-terra e Claudemir Silva Novais, outro sem-terra preso.

O advogado disse que, devido à grafia da carta, é difícil dizer se a quantia oferecida é de R$ 500 mil ou de R$ 500. O plano seria de matar Rainha durante a transferência de Presidente Venceslau para São Paulo.

A defesa do sem-terra disse que deve registrar boletim de ocorrência do caso a partir desta quarta.

A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo disse que, até o momento, não recebeu nenhuma denúncia sobre o caso.

Rainha foi preso em junho deste ano sob suspeita de integrar quadrilha envolvida em desvios, extorsão, estelionato e extração ilegal de madeira. Sua defesa diz que ele é alvo de perseguição por ser militante da reforma agrária.

Expulso do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em 2007, ele continuou comandando invasões de terras com a bandeira do movimento.

Ele já havia sido preso anteriormente sob acusação de furto, formação de quadrilha, coautoria em dois homicídios e porte ilegal de arma, entre outros crimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário