Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SAÚDE

Confira os cuidados necessários para deixar seu filho confortável, seguro e bem limpinho!

O banho pode ser um momento relaxante e gostoso para a criança, mas é preciso estar atento a alguns detalhes que garantem a segurança e a saúde do pequeno.
O primeiro passo é escolher uma banheira confortável - tanto para os pais quanto para o bebê. “O ideal é que ela conte com um suporte para que a adulto possa ficar em pé. Opte pelo modelo retrátil, que pode ser usado dentro do boxe e é muito prático. Você enche com a água do chuveiro e, após o banho, basta enxaguar e guardar em um canto do banheiro”, aconselha Renato Lopes de Souza, pediatra da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Um cuidado essencial, segundo o médico, é testar a temperatura da água no dorso da mão, área mais sensível. “Ela deve estar morna e agradável. Na dúvida, deixe-a um pouco mais fria, que causa menos danos à pele do bebê do que a quente”, explica. Encha a banheira de água até cerca de 10 centímetros ou o suficiente para que seu filho fique com os ombros cobertos. Para que a criança não escorregue, o pediatra aconselha colocar uma fralda de pano no fundo da banheira. Segure-a com firmeza, para que se sinta tranquila e segura e possa relaxar dentro da água. E lembre-se: jamais deixe o pequeno sozinho durante o banho, nem por um segundo sequer.



“Comece lavando a cabeça do bebê com sabonete neutro ou de glicerina, que são suaves para a pele infantil”, orienta Renato. Não é necessário lavá-la com shampoo, pois o cabelo ainda não tem oleosidade. Na hora de enxaguar, mantenha a cabeça da criança elevada e tenha cuidado para que não entre água nos ouvidos. Em seguida, lave o corpo do pequeno. Por fim, enrole-o em uma toalha com capuz e seque-o bem, principalmente nas dobrinhas.

O pediatra ainda explica que apenas um banho por dia é suficiente para deixar seu filho limpinho. “O ideal é esperar aproximadamente uma hora e meia após a amamentação, para que o pequeno não esteja com o estômago muito cheio”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário