Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

SEJA UM FOLIÃO DO BEM - DOE

Hemoce receberá doações durante o carnaval


O Hemoce necessita de 250 doações por dia para atender a demanda.
Rodrigo Carvalho
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) espera alcançar a marca de 1.500 doações neste período do Carnaval, 40 a mais do que em 2011. Para garantir os números, o Instituto funcionará até sábado (18), das 8h às 16h e reabrirá na quarta-feira (22), de 13h às 18h30min.
As doações também podem ser feitas no posto de coleta do Instituto Dr. José Frota - IJF, localizado na Barão do Rio Branco, 1816, que funcionará em esquema de plantão durante todo o período de carnaval de 13h às 17h30 ou na Unidade Móvel disponível durante os três dias do evento Renascer, realizado nos dias 19 a 21 de fevereiro, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
Neste período do ano, de acordo com o Hemoce, o número de doações costuma diminuir em torno de 25%, enquanto que a quantidade de acidentes, principalmente no trânsito, aumentam. O Hemoce necessita de 250 doações por dia para atender a demanda e atualmente esse número chega apenas a 100 doações diárias.

Para manter o estoque de sangue equilibrado para o período, o Hemoce lançou em janeiro a campanha 'Neste carnaval faça alguém rir à toa. Doe sangue', que fica em vigor até o dia 23 de fevereiro, com o objetivo de incentivar a população a doar sangue, principalmente nesta época que antecede os festejos de carnaval.

As tipagens RH negativo, por serem raras (apenas 10% da população do estado possui) são os que precisam de mais atenção.
Cobertura no Ceará
O Hemoce possui centros de atendimentos para atender os 184 municípios do Ceará. Existem duas unidades em Fortaleza: o Hemocentro Coordenador (Av. José Bastos, 3390 - Rodólfo Teófilo) e o posto de coleta no Instituto Dr. José Frota - IJF (Rua Barão do Rio Branco, 1836- Centro), além de unidades regionais no Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte.

Para ser um doador
- Ter entre 16 a 67 anos de idade
- Estar saudável
- Ter mais de 50 kg
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis
- Estar bem alimentado
- Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido
em todo o território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário