Guilherme Ceciliano e Vanessa Ruiz
Do UOL, em São Paulo
IDo UOL, em São Paulo
- Ricardo Ramos/AGWashington e Assis, "Casal 20" do Flu na década de 80, são homenageados
O ex-atacante Washington foi encontrado morto em sua casa em Curitiba na manhã deste domingo. Ele formou, com Assis, o "casal 20" do Fluminense na década de 1980.
Há quase cinco anos, ele lutava contra uma doença degenerativa, um tipo de esclerose, e vivia sob os cuidados de um enfermeiro. Washington já não falava mais e chamava o cuidador apertando um botão que ficava ao lado de sua cama. Quando foi encontrado, este botão de auxílio estava em sua mão, acionado.
Washington César Santos foi ídolo de várias torcidas. Pelo Internacional, esteve no grupo campeão gaúcho de 1981. No ano seguinte, foi campeão paranaense pelo Atlético-PR, venceu o campeonato carioca pelo Botafogo em 1990, o capixaba em 1992 pela Desportiva Ferroviária e o campeonato pernambucano pelo Santa Cruz em 1983.
Mas foi jogando pelo Fluminense que ficou conhecido em todo o Brasil. Foram três títulos estaduais, em 1983, 1984 e 1985, e um título brasileiro em 1984.
No final de 2009, Washington recebeu uma homenagem. O jogo entre Fluminense e Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro da Série A, realizado no Maracanã, foi chamado de "Washington Day" e foram arrecadadas contribuições destinadas ao pagamento de seu tratamento.
O atacante Fred também participou da campanha.Ele chegou a fazer um leilão de camisa autografada com renda revertida para o tratamento do ex-ídolo tricolor. A vitória por 2 a 1, Fred também dedicou ao ex-atacante.
Washington também teve passagem pelas seleções brasileiras principal e olímpica.
O corpo de Washington já foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Curitiba e o laudo sobre a causa da morte é esperado ainda para a tarde deste domingo. Até por conta dos procedimentos legais e da espera pela liberação do corpo, a família ainda não confirmou quando e onde deve acontecer enterro de Washington.
Nenhum comentário:
Postar um comentário