SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Pão de Açúcar lançará até o início de junho um novo modelo de minimercado mirando consumidores de classe mais alta que buscam a conveniência de compras em estabelecimentos menores e mais próximos, em mais um passo para impulsionar a expansão desse formato.
As lojas do novo modelo terão assinatura da bandeira Pão de Açúcar, disse o vice-presidente de varejo da companhia, José Roberto Tambasco, em contraposição às 168 unidades atuais do minimercado do grupo, que levam o nome da bandeira Extra.
"É um modelo de proximidade com características do Pão de Açúcar, que se difere do Minimercado Extra no que oferece em termos de sortimento e experiência de compra", afirmou o executivo em teleconferência com analistas nesta quarta-feira.
Ele acrescentou que a investida é voltada para o público das classes AB, representando uma oportunidade de expansão do modelo "com maior adequação às características de cada mercado consumidor".
No primeiro trimestre, a companhia abriu seis Minimercados Extra. Em plano apresentado aos investidores no fim do ano passado, o GPA sinalizou a intenção de abrir cerca de 360 novas lojas Minimercado até 2016, no que deverá ser o maior vetor de crescimento físico do grupo.
Segundo Tambasco, o avanço do formato que segue concentrado na Grande São Paulo deverá ser direcionado para outros Estados a partir do próximo ano.
O GPA também analisa um terceiro modelo para o Minimercado, no qual pequenos varejistas adotariam a marca e se beneficiaram da infraestrutura da empresa, maior varejista do Brasil.
"Não é franquia, mas é forma de garantir os ganhos de eficiência, logística e de compra que temos dentro da companhia para pequenos comerciantes que já operam pequenas mercearias e que poderiam se aproveitar da nossa escala", afirmou Tambasco.
O executivo observou que ainda não há nenhuma decisão tomada sobre este terceiro modelo, que é inspirado em operação que seu controlador francês Casino tem na Colômbia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário