Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de maio de 2014

SSPDS diz ter provas de ação 'orquestrada' em protesto violento no Centro


Foram 16 pessoas detidas e vários grupos foram monitorados nas redes sociais se organizando para destruir o patrimônio público e privado


bradesco
Os funcionários recolhiam os pedaços de vidro da porta atingida por pedras
Foto: Jéssika Sisnando
PRINT
A SSPDS divulgou as conversas que incitavam o contronto entre Polícia e estudantes
Reprodução/SSPDS
A manifestação dos estudantes desta sexta-feira (9), no Centro de Fortaleza, terminou com 16 pessoas detidas, sendo sete adultos e nove adolescentes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSPDS), a organização do protesto foi monitorada nas redes sociais e teve objetivo de promover depredação do patrimônio público e privado, além de agressões a policiais.

A SSPDS divulgou que vários perfis em redes sociais traziam instruções de como se portar durante o enfrentamento que ocorreu na ocasião e além dos atos de vandalismo. "Ao ínvés de acontecer uma manifestação democrática e pacífica, o movimento se revelou criminoso. Durante o ato, os policiais registraram a participação de pessoas encapuzadas, a utilização de baladeiras, bombas caseiras, pedras e paus", enviou a SSPDS por meio de nota.

Os detidos foram encaminhados ao 34º DP (Centro) e os adolescente à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Durante o protesto, um policial foi ferido depois de ser atingido por uma pedra.

Os estudantes alegaram que a manifestação foi pacífica e que passaram pelo Passeio Público, Praça da Bandeira e Praça do Ferreira. Segundo os manifestantes, parte das carteirinhas de estudantes ainda não foram desbloqueadas e eles pretendiam reivindicar também o passe-livre.

Algumas pessoas que não seriam ligadas a manifestação teriam se infiltrado e realizado vandalismo na Praça. Na agência bancária Bradesco os funcionários recolhiam os estilhaços de vidro causados pelas pedras.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), Batalhão de Choque (BPchoque) e Ronda do Quarteirão estiveram durante toda a tarde na praça para evitar mais tumulto. Alguns comerciantes decidiram fechar as lojas mais cedo. O dono de uma banca de revista segurava uma pedra e explicava que, por pouco, o objeto não acertou a cabeça dele.

Lixeiras de concreto foram quebradas e muitas pedras foram atiradas próximo a Coluna da Hora, além, de pedras soltas.
Estudante agride PM do Ronda do Quarteirão com pedra

De acordo com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel F. Souto, foram detidos Antônio Wesley Araújo Gomes, 22, que deve responder na Justiça por lesão corporal, depois de atingir com uma pedra o policial militar Elder Santos, da 1º Cia do 1º BPCom, Ronda do Quarteirão. O policial foi socorrido e encaminhado ao Instituto Doutor José Frota (IJF) onde foi atendido e teve o corte suturado.

Já os outros detidos, José Leidiam Peixoto Farias, 32, Francisco Luan Inocencio Ferreira Leite, 21, Paulo Henrique Dantas Ferreira, 19, José Antônio Viana Rocha, 30, e Jamili dos Santos Oliveira, 18, devem responder processos de dano ao patrimônio, desacato a autoridade, resistência a prisão e incitação a violência. De acordo com informações do tenente-coronel, o grupo foi responsável pela depredação da agência bancária.

Os adolescentes assinaram Termo Circustânciado de Ocorrência (TCO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário