Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Prefeitura prorroga validade de carteiras de estudante antigas até o fim do mês


carteira-estudante
Ao passar a carteira antiga, o validador mostrará mensagem de recusa, mas o cobrador liberará a meia passagem
FOTO: ARQUIVO DIÁRIO
carteira-etufor
O anúncio foi feito em coletiva à imprensa na sede da Etufor, na manhã desta quinta (8)
FOTO: LIA GIRÃO
Prefeitura de Fortaleza vai prorrogar o prazo de validade das carteiras estudantisdos anos de 2012 e 2013 e do Bilhete Único Estudantil 2013 a partir da 0h desta sexta (9) até o próximo dia 31 de maio. O prazo é tido pela gestão como suficiente para a entrega de todos os documentos que ainda faltam.
Basta o estudante apresentar a carteira antiga no transporte coletivo para voltar a pagar o valor de R$ 1,10. O anúncio foi feito em coletiva na manhã desta quinta-feira (8), na sede da Etufor. Ao passar o cartão vencido no validador do ônibus, irá aparecer mensagem de recusa, mas é o passo necessário para que o cobrador possa autorizar a meia passagem, afirmou Antônio Ferreira, presidente da Etufor.
Conforme a Prefeitura, dos 366 mil estudantes que deram entrada no processo, cerca de 150 mil deixaram de concluir alguma etapa no processo de solitação da carteira junto à Etufor - cujo período foi de janeiro a abril - e ficaram sem o documento. Conforme a Empresa, desde o fim do prazo anterior de validade das carteiras, o órgão tem recebido aproximadamente 2.000 alunos diariamente, a maioria com o intuito de ainda dar início ao processo de solicitação.
Fim do prazo gerou protestos de estudantes
O término do prazo de validade das carteiras antigas, no último dia 30 de abril, gerou revolta nos estudantes, correria à sede da Etufor e culminou em protestos no Terminal de Messejana, na quarta-feira (8). O local virou palco de confronto entre alunos da rede pública e polícia, e terminou com jovens feridos e ônibus depredados.

De acordo com a Etufor, até o final do mês passado, 135 mil carteiras solicitadas até o dia 15 de abril foram entregues às entidades estudantis, responsáveis pela distribuição dos documentos. Outras 150 mil pessoas ainda não receberam o cartão porque estão com algum tipo de pendência no processo. Segundo a Etufor, são necessários cerca de 30 dias, desde a solicitação do documento, até o recebimento dele.
A Empresa pede que os estudantes formulem o pedido do documento através da instituição de ensino ou na página eletrônica da Etufor (onde é possível consultar também o processo deandamento da solicitação) e depois realizem o cadastro da biometria facial em um dos postos do Bilhete Único o mais rápido possível, para que recebam a carteira nova até o fim da prorrogação e não passem por problemas de bloqueio. A Prefeitura reforçou que a solicitação da carteira de estudante de 2014 pode ser feita durante todo o ano. 
A estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC), Alexandra Gonçalves, aguardava atendimento na manhã desta quinta (8). Ela deu início ao processo em janeiro, mas não fez o cadastro biométrico e acabou ficando com a nova carteira pendente. Já com a supervisora do trabalho, Aurilene Couto, o problema foi outro, a escola atrasou a entrega das declarações dos dois filhos dela e, por isso, o benefício não veio na hora correta.
Transferência de créditos para o novo documento
A partir desta quinta-feira (8) os alunos que possuem crédito na carteira de estudante de 2012 e 2013 ou no Bilhete Único Estudantil poderão fazer a transferência dos valores para a nova em qualquer um dos postos do Bilhete Único. A mudança é imediata e é preciso apenas levar os documentos, o novo e o antigo.
Veja como solicitar a carteira
Estudantes da rede pública
Os alunos devem fazer a solicitação da carteira na direção da escola. Em seguida, deve dirigir-se a um dos pontos do Bilhete Único - nos terminais, na Praça Coração de Jesus, Praça José de Alencar, sede da Etufor e sede do Sindiônibus - para realizar o cadastro da biometria facial. É necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço com CEP.
Estudantes da rede privada
Os estudantes da rede privada devem emitir o boleto no site da Etufor, realizar o pagamento na agência lotérica e ir até um dos pontos do Bilhete Único para cadastrar a biometria. Também é necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço com CEP.
Quem nunca teve carteira ou possuiu último documento em 2007
O aluno deve ir à sede da Etufor portando documento com foto, comprovante de endereço com CEP e declaração de matrícula.
Quem já possui biometria facial cadastrada
Não precisa passar novamente por essa etapa. Basta solicitar o documento pelo site, ou na instituição de ensino, dependendo dos critérios acima. 
 As informações são da repórter Lia Girão

Nenhum comentário:

Postar um comentário