Total de visualizações de página

domingo, 29 de outubro de 2017

SAÚDE IN FOCO

Fibromialgia: saiba mais sobre a síndrome que causa dores intensas por todo o corpo

A fibromialgia é uma doença caracterizada por dores como articulações, tendões e músculos, sem que problemas sejam identificados por meio de exames

Por Tribuna do Ceará

Resultado de imagem para imagem fibromialgia


Imagine sentir dores por todo o corpo e o exames não acusarem nenhuma doença? É o que sente quem sofre de fibromialgia, uma síndrome que não tem cura e precisa do acompanhamento de vários profissionais.
Dores que às vezes não permitem que você levante da cama. Constantes, em vários lugares do corpo, sem causa aparente. O chef de cozinha Clóvis Lima resolveu pesquisar o que sentia após um acidente de trabalho ter intensificado o problema. O diagnóstico? Fibromialgia.
“Para saber o que se tratava eu fui para um clínico. Depois fui para um reumatologista. Eu senti muitas dores no quadril, joelho, nas juntas, e tem dias que não consigo nem levantar da cama”, afirma.
A fibromialgia é uma doença caracterizada por dores como articulações, tendões e músculos, sem que problemas sejam identificados por meio de exames. As causas da doença ainda não desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome, como a fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.
Por isso mesmo, para tratar a doença, é necessário consultar uma equipe. Reumatologistas, acupunturistas, psicólogos e psiquiatras. O fisioterapeuta Rafael Vieira diz que sessões de fisioterapia podem ajudar. “A fisioterapia ela pode atuar na redução dos quadros dolorosos que os pacientes apresentam”, disse.
A doença não tem cura, por isso é necessário procurar vários profissionais para acompanhar o paciente a longo da vida. A síndrome é mais comum em mulheres do que em homens, em especial naquelas entre 20 e 50 anos. Também é comum que a doença atinja membros de uma mesma família.
Recentemente, a doença ficou em mais evidência pela cantora Lady Gaga afirmar que tem fibromialgia. A cantora que se apresentaria no festiva Rock in Rio cancelou a apresentação por estar em crise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário