Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

LEITURA ORANTE



Esquema para Leitura Orante da Bíblia

  • 1ª Escola de Formação Missionária Missão Continental Redentorista Cidade de Itabuna-Ba
  • Esquema para a Leitura Orante da Bíblia Fazendo a Leitura Orante, o objetivo último não é interpretar a Bíblia, mas interpretar a vida. Deus fala hoje na sua vida, na nossa vida, na vida do povo, na realidade do mundo em que vivemos (Sl 95,7).
  • Para obtermos uma boa leitura orante é preciso: • Preparar o ambiente com algum símbolo. • Colocar o corpo em posição digna e cômoda. • Invocar a luz do Espírito Santo.
  • 1. LEITURA: O que texto diz em si? • Criar silêncio interior, predispondo-se a escutar. • Leitura lenta e atenta do texto • Momento de silêncio, lembrando o que leu. • Considerar bem o sentido de cada frase. • Repetir alguma frase ou palavra que mais o tocou. • Tentar descobrir as divisões e a articulação do pensamento dentro do texto. • Estar atendo a detalhes do texto.
  • 2. MEDITAÇÃO: O que o texto diz para mim? • Ler de novo o texto. • Atualizar, assimilar e encarnar a Palavra, ligando a com a vida.
  • • Três ou quatro perguntas para orientar a reflexão. • Tentar alargar a visão, ligando o texto com outros textos bíblicos ou algum estudo.
  • 3. ORAÇÃO: O que texto me faz dizer a Deus? • Ler de novo o texto. • Assumir o compromisso. • Formular preces para suplicar, louvar e agradecer a Deus. • Recitar o salmo que expresse o sentimento que está em mim.
  • 4. CONTEMPLAÇÃO: Olhar a vida com os olhos de Deus. • Qual o novo olhar que sobrou para mim, depois da Leitura Orante do texto? • Como tudo isto me pode ajudar a viver melhor o meu compromisso de vida? • Que desafios descobri para me aperfeiçoar como discípulo de Jesus?
  • Bibliografia: CNBB, Leitura Orante nos Seminários e Casas de Formação, Fala Senhor, teu servo escuta, Edições CNBB, 2ª.edição, 2010. Missão Continental Redentorista

Nenhum comentário:

Postar um comentário