Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SAÚDE

Hospital de Messejana

Quatro transplantes são realizados em dois dias

Já foram feitos, somente neste ano, cinco procedimentos de pulmão na unidade de saúde

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) teve um importante passo na efetivação de transplantes de órgãos, com quatro procedimentos realizados em apenas dois dias. Na última segunda-feira (16), um paciente recebeu um novo coração e outro, um pulmão, exatamente os mesmos procedimentos feitos, também, ontem. Com isso, chega a 25 o número de transplantes realizados somente neste ano na unidade de saúde.

O Hospital de Messejana é o único do Norte e Nordeste a realizar transplante cardíaco pediátrico, sendo referência em procedimentos desse tipo

Destes, 16 foram cirurgias cardíacas em adultos e quatro em crianças, além de cinco transplantes de pulmão. Segundo o chefe da cirurgia cardiovascular pediátrica do hospital, Valdester Cavalcante, ambas as cirurgias cardíacas dos últimos dois dias foram um sucesso. "Eram duas crianças portadoras de cardiopatia congênita, quando a pessoa já nasce com o problema. Os casos eram tão graves que apenas a troca do coração seria a solução", explica ele.

Segundo ressalta, o Hospital de Messejana é referência em procedimentos desse tipo, sendo o único do Norte e Nordeste a realizar transplante cardíaco pediátrico, o que gera uma grande procura pela unidade. "De forma sistemática, só é feito em Fortaleza e em São Paulo. Recebemos crianças de todos os estados do Nordeste", afirma.

Os pacientes que receberam novos pulmões, uma mulher de 60 anos que sofria de fibrose pulmonar, e um homem de 61 anos que tinha enfisema pulmonar também obtiveram êxito em seus procedimentos. A expectativa, de acordo com o cirurgião torácico e coordenador da equipe de transplantes do Hospital, Antero Gomes Neto, é que sejam mais dois casos de sucesso. Conforme ressalta, desde que o serviço teve início, em 2011, já foram realizados 13 transplantes de pulmão na unidade.

"Conseguimos montar uma equipe multidisciplinar para chegarmos ao ponto em que chegamos e podemos crescer muito mais. Nossa maior dificuldade é o número de doações ainda baixo, e por isso o trabalho da imprensa é muito importante como forma de divulgação", diz.

Doe de Coração
Visando contribuir para o aumento de doações voluntárias no Estado, a campanha Doe de Coração vem trabalhando como uma das grandes incentivadoras da causa.

A campanha é promovida pela Fundação Edson Queiroz com apoio do Sistema Verdes Mares e parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor).

RENATO BEZERRAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário