Hospital de Messejana
Quatro transplantes são realizados em dois dias
Já foram feitos, somente neste ano, cinco procedimentos de pulmão na unidade de saúdeO Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) teve um importante passo na efetivação de transplantes de órgãos, com quatro procedimentos realizados em apenas dois dias. Na última segunda-feira (16), um paciente recebeu um novo coração e outro, um pulmão, exatamente os mesmos procedimentos feitos, também, ontem. Com isso, chega a 25 o número de transplantes realizados somente neste ano na unidade de saúde.
O Hospital de Messejana é o único do Norte e Nordeste a realizar transplante cardíaco pediátrico, sendo referência em procedimentos desse tipo
Destes, 16 foram cirurgias cardíacas em adultos e quatro em crianças, além de cinco transplantes de pulmão. Segundo o chefe da cirurgia cardiovascular pediátrica do hospital, Valdester Cavalcante, ambas as cirurgias cardíacas dos últimos dois dias foram um sucesso. "Eram duas crianças portadoras de cardiopatia congênita, quando a pessoa já nasce com o problema. Os casos eram tão graves que apenas a troca do coração seria a solução", explica ele.
Segundo ressalta, o Hospital de Messejana é referência em procedimentos desse tipo, sendo o único do Norte e Nordeste a realizar transplante cardíaco pediátrico, o que gera uma grande procura pela unidade. "De forma sistemática, só é feito em Fortaleza e em São Paulo. Recebemos crianças de todos os estados do Nordeste", afirma.
Os pacientes que receberam novos pulmões, uma mulher de 60 anos que sofria de fibrose pulmonar, e um homem de 61 anos que tinha enfisema pulmonar também obtiveram êxito em seus procedimentos. A expectativa, de acordo com o cirurgião torácico e coordenador da equipe de transplantes do Hospital, Antero Gomes Neto, é que sejam mais dois casos de sucesso. Conforme ressalta, desde que o serviço teve início, em 2011, já foram realizados 13 transplantes de pulmão na unidade.
"Conseguimos montar uma equipe multidisciplinar para chegarmos ao ponto em que chegamos e podemos crescer muito mais. Nossa maior dificuldade é o número de doações ainda baixo, e por isso o trabalho da imprensa é muito importante como forma de divulgação", diz.
Doe de Coração
Visando contribuir para o aumento de doações voluntárias no Estado, a campanha Doe de Coração vem trabalhando como uma das grandes incentivadoras da causa.
A campanha é promovida pela Fundação Edson Queiroz com apoio do Sistema Verdes Mares e parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor).
RENATO BEZERRAREPÓRTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário