Total de visualizações de página

domingo, 13 de abril de 2014

bênção de ramos - BY DIARIO DO NORDESTE

Caminhada e bênção de ramos marcam o início à Semana Santa em Fortaleza


Cerca de quatro mil católicos andaram pelas ruas da Capital e assistiram à missa

Procissão de Ramos
Em procissão, fiéis seguiram da Igreja de Cristo Rei, na Aldeota, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza
TUNO VIEIRA
Jovens na procissão
Neste domingo, a Igreja Católica também celebra o Dia Mundial da Juventude
TUNO VIEIRA
Os ramos estavam nas mãos e os cânticos eram de louvor para celebrar o início da Semana Santa. Na manhã deste domingo (13), cerca de quatro mil católicos participaram da  Caminhada dos Ramos pelas ruas da Capital. Em procissão, eles seguiram da Igreja de Cristo Rei, na Aldeota, até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro, onde o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi, presidiu a missa que abre as atividades da Páscoa neste ano.
“A vivência da Semana Santa não é uma história, é um encontro com Jesus. Significa viver intensamente a sua fé, a sua Igreja. Durante cinco semanas da Quaresma, preparamo-nos para esse momento. Hoje, nós repetimos o gesto do povo de Jerusalém, que acolheu Jesus e clamava: 'bendito o que vem em nome do Senhor!'. Vamos entrar na Semana Santa seguindo os passos Dele”, disse o arcebispo durante a bênção dos ramos que antecedeu a caminhada.
Da rua Nogueira Aciolly, o trajeto seguiu pelas ruas Costa Barros, Rodrigues Júnior, Tenente Benévolo, passando pela avenida Dom Manuel e pela Rua 25 de Março antes de chegar à via que dá acesso à Sé. Já nas proximidades da Catedral, organizadores tentavam orientar o fluxo da procissão para que os fieis ocupassem apenas uma das faixas da via. Na outra, corredores da Meia Maratona de Fortalezarealizavam a prova. Uma equipe da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) estava no local, mas a operação era destinada apenas aos desvios para o evento esportivo. Segundo um dos agentes, não foi possível mandar uma equipe para acompanhar a programação religiosa.
“A Catedral enviou um ofício pedindo o apoio da AMC, mas a falta de uma equipe não prejudicou a procissão, mesmo porque a coordenação da caminhada fez uma alteração no percurso e acabou não havendo grandes choques entre os dois eventos”, esclareceu o padre Rafhael Maciel, reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Fortaleza.
Na Catedral lotada, era possível encontrar cristãos de todas as idades, mas, para muitos jovens que estavam lá, participar da procissão teve um significado especial, já que, neste domingo, a Igreja Católica também celebra o Dia Mundial da Juventude. Foi assim com a estudante Brenda Rodrigues, 19 anos.“Eu estive na Jornada Mundial da Juventude que ocorreu ano passado, no Rio de Janeiro, e essa caminhada, para mim, é consequência do que aconteceu lá. Além disso, participar ao lado do arcebispo, que também se faz jovem junto de nós, é uma alegria muito grande”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário