Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de abril de 2014

By Diário do Nordeste

Missa do Lava-pés marca início da Páscoa para católicos


O arcebispo de Fortaleza destacou que a celebração serve para que os fiéis possam aprender com Jesus

lava pes
O arcebispo dom José Antônio, com muita tranquilidade, colocou os pés de cada um dos fieis que participavam da celebração dentro de uma bacia, depois lavou e por último beijou os pés
FOTO: HELOSA ARAÚJO
Assim como Jesus fez durante a Última Ceia, o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, lavou os pés de 12 fiéis, na noite de ontem, durante a Missa da Ceia do Senhor, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. A celebração, que marca o início do período pascal para a Igreja Católica, deixou a igreja lotada.
Entre os 12 homens que participaram do Lava-pés estavam pessoas em situação de rua e também trabalhadores do judiciário que atuam contra o tráfico de seres humanos. O arcebispo, com muita tranquilidade, colocou os pés de cada um deles dentro de uma bacia, depois lavou e por último beijou os pés.
Crianças, adultos e idosos fizeram questão de sair de seus locais para fotografar ou filmar tudo que estava acontecendo. Muitos deles não conseguiram conter a emoção de ver a humildade de dom José ao lembrar o gesto de Jesus.
"A Páscoa é o que da sentido a nossa vida, pois é a encruzilhada de nossas vidas. Já que foi quando Jesus veio se tornar o céu que congrega todos no amor de Deus", foi assim que o arcebispo de Fortaleza começou o sermão desta missa.
Ele ainda ressaltou que o ato de lavar os pés foi uma lição, dada por Jesus, que fala por si só. "É preciso aprender essa lição como uma revolução em nossas vidas", frisou.
Para o pároco, esse gesto também orienta a deixar Jesus lavar os pés de todos os seus fiéis e, assim, eles poderão reconhecer seus outros irmãos e também lavar os pés deles. "Não existe ninguém que não possa lavar pés e nem alguém que não possa ter os seus pés lavados".
Além disso, dom José destacou que essa missa tem o poder de mostrar que o amor não tem limites, pois o limite é a vida. "Devemos aprender com Jesus, assim como o discípulo Pedro aprendeu", disse.
A advogada Elisângela Custódio Pinto participa todos os anos da Missa da Ceia do Senhor, pois acredita que o gesto de lavar pés feito por Jesus e, agora, pelo arcebispo demonstra a humildade e amor que são transmitidos pela Igreja. "Esse é o tipo de ação que pretendo levar por toda minha vida. Não tenho dúvidas que sou mais feliz devido a humildade e amor de Jesus", comentou a advogada.
O consultor de vendas Emerson Queiroz levou toda a família para a celebração para que possam celebrar juntos essa data importante. "Pra mim, a Páscoa é tão importante quando o Natal. São duas datas em que Jesus nos mostrou o amor dele por nós e, por isso, devemos fazer o mesmo por nossos irmãos e também pelo nosso senhor".
Última Ceia
Com a Missa da Ceia do Senhor a Igreja, dá início ao chamado Tríduo Pascal e também comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer a todos os seus sucessores.
O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda à noite.
A manhã desta quinta foi marcada pela Missa do Crisma e da Unidade, também conhecida como Missa dos Santos Óleos. A Arquidiocese de Fortaleza também ficou lotada durante essa celebração.
Não se sabe com precisão como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos, realizada tradicionalmente em todas as Quinta-feira Santa. Em locais fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias da Semana, como no Domingo de Ramos ou, ainda, no Sábado de Aleluia.
O motivo de se fixar essa celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que é realizada missa antes da Vigília Pascal.
ENQUETE
Qual a relevância dessa missa para a sua vida?
"Faço questão de vir, pois essa missa marca a Páscoa, que nos lembra o sofrimento de Jesus, e o Lava-pés marca a humildade. É uma oportunidade de aprender com Jesus"
Amanda Holanda
Fisioterapeuta
"Acredito que a missa é uma experiência de amizade com Jesus, já que ele deu o seu amor pra mim e, por isso, sempre venho aqui renovar essa memória"
Wilde Fábio
Missionário católico
Thiago Rocha
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário