Total de visualizações de página

domingo, 13 de abril de 2014

ECONOMIA - INVESTIMENTO

Os passos para garantir uma boa aposentadoria


Especialistas dão dicas para obter os benefícios que você tem direito e ainda para gerar uma poupança extra


A construção de uma carreira sólida no trabalho ou a gerência de um negócio que deu certo são alguns dos caminhos que, entre outros méritos, resultam em uma boa renda mensal que permite levar a vida com conforto e realizar o sonho de boa parte dos brasileiros de ter uma casa na praia ou na serra e viajar todo ano. Mas tão importante quanto saber desfrutar desse dinheiro é atentar para a importância de poupar com vistas à aposentadoria, período que só começa a fazer parte do planejamento de muitas pessoas a partir dos 50 anos de idade.
Quanto antes esse planejamento e os investimentos forem realizados, melhor será a quantia que, no futuro, voltará para complementar a aposentadoria. O termo cedo, nesse contexto, se aplica já ao primeiro salário recebido. E não precisa se sentir intimidado se as quantias investidas inicialmente forem pequenas: é melhor ir guardando aos poucos do que não garantir nenhuma reserva, além disso, um valor baixo economizado por muito tempo pode resultar em um montante satisfatório no futuro.
Na hora de aplicar, é importante estar consciente de que o custo de vida durante a aposentadoria não costuma diminuir, mas aumentar, uma vez que crescem gastos com saúde e surgem algumas regalias inerentes à rotina de mais tempo livre, como viagens e jantares caros. "Também na aposentadoria é preciso continuar tendo disciplina e impôr um limitador de gastos", aconselha o especialista em Administração Financeira e Finanças Empresariais, José Kobori.
Antes de investir
O planejamento do investimento envolve a definição do orçamento que vai ser recebido no futuro e também as taxas cobradas pelo plano em que se está investindo. "No caso dos PGBLs e VGBLs, quanto menores as taxas de administração e carregamento, melhor a rentabilidade", pontua Kobori. Quando o mercado oferecer modalidades com encargos muito altos, busque outras alternativas.
A diversificação dos recursos, aliás, evitando a concentração da poupança em apenas uma aplicação, é um comportamento indicado. "Pode investir em qualquer coisa, em imóveis, aplicações financeiras em geral", sugere o coordenador de Administração do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/BH), Eduardo Coutinho. Nesse caso, é importante dosar o nível de tolerância ao risco e o valor que se almeja receber no futuro. "O ideal é aplicar uma parte do dinheiro em renda fixa e outra em variável, garantir segurança e ter um retorno melhor",diz.
Assim como a variação nos investimentos é indicada, a diversificação das fontes de renda também é ideal. Por exemplo, comprar imóveis para aluguel ou abrir uma consultoria, na qual possa trabalhar durante meio período. Além de aplicar na renda futura, os seguros de vida, invalidez e acidente devem estar inclusos nas proteções adquiridas. Essas cláusulas complementam a proteção garantida pela Previdência Social e são uma garantia, no caso de falecimento do titular do plano, para os filhos, principalmente para as famílias que estão construindo seu patrimônio.
A execução de todas metas depende, também, da preparação psicológica para a hora em que o compromisso diário com o trabalho e as rotinas extensas deixarem de ser obrigação. Será o momento de se dedicar a outras atividades que o trabalho não permitia antes e até conviver mais com os amigos. Garantir uma aposentadoria ideal depende, em boa parte, de cada pessoa. Confira nas próximas páginas as instruções e conselhos de especialistas para garantir todos os benefícios comuns aos brasileiros e ter poupança extra.
arte 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário