Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de abril de 2014

TEATRO CENTENÁRIO EM FORTALEZA ENTREGUE AS BARATAS

Atenção,
O espetáculo desta noite é uma peça de drama.
Com vocês: o abandono do Teatro São José.
Criado em 1914 como alternativa de lazer pela Círculo de Operários e Trabalhadores Católicos São José e atualmente equipamento da Prefeitura de Fortaleza – desapropriado em 2010 por meio do decreto 12.623  – encontra-se em situação de abandono. Cadeiras quebradas, equipamentos de iluminação enferrujados e lixo tomam conta do local.
Sujeira e falhas estruturais revelam uma situação de abandono. (FOTO: Calé Alencar)
Sujeira e falhas estruturais revelam uma situação de abandono. (FOTO: Calé Alencar)
Tombado em 1988 como patrimônio histórico e cultural de Fortaleza, o prédio do Teatro São José já serviu para recepcionar visitantes ilustres como o ex-presidente Juscelino Kubitschek e a cantora Carmem Miranda, recebeu peças do cearense Carlos Câmara, exibia sessões de cinema e abrigava o Museu do Maracatu, que possuía 230 peças divididas em cinco seções de vestuário, objetos de senzala, instrumentos musicais e personagens.
Ao todo, o teatro tem 530 lugares, sendo 420 cadeiras na plateia.
O gerente de patrimônio material da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), João Lucas Vieira, explica quais são as providências que a prefeitura está tomando para revitalizar a estrutura do prédio. “Estamos realizando um trabalho cuidadoso de levantamento e mapeamento de danos para para que o restauro seja respeitoso. Existe um estudo muito minucioso em andamento para encontrar as cores originais do equipamento e investiremos na restauração dos desenhos feitos à mão que são a marca do Teatro.”, declarou.
O teatrólogo e gestor teatral Oswald Barroso, se apresentou no local diversas vezes e lamenta a situação atual da casa. “Além de ser um prédio de beleza arquitetônica incrível, ele está localizado em uma região privilegiada e tem importância histórica para o Ceará. Era um local mantido por uma entidade beneficente que permitia à população pobre ter acesso ao teatro. Em Fortaleza, temos centenas de grupos de teatro precisando de um local para ensaiar, realizar cursos e oficinas.”
Teatro São JoséA MAIS















Após restaurado, o Teatro receberá peças, esquetes e outras apresentações artísticas de acordo com a sua capacidade. “O Teatro São José é um equipamento do município, mas ele não será como os teatro municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, pois a sua estrutura não permite. Mas iremos apresentá-lo em sua melhor forma.”, explica o gerente de patrimônio material da Secultfor.
A previsão, segundo João Lucas é que as obras comecem no próximo semestre. A Praça Cristo Redentor, que fica em frente ao Teatro também será restaurada e integrada ao equipamento cultural para incentivar a atividade urbana no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário