Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CIDADES

Em enterro de comandante, colegas pedem punição a crimes contra PMs

No velório, policiais pediam punição rigorosa para crimes contra agentes.
Chefe das UPPs disse que coragem de Uanderson contagia os colegas.

Henrique Coelho Do G1 Rio
Corpo foi enterrado às 16h30 (Foto: Henrique Coelho/G1)Corpo foi enterrado às 16h30 (Foto: Henrique Coelho/G1)
O corpo do comandante da UPP Nova Brasília, Uanderson Manoel da Silva, foi enterrado nesta sexta-feira às 16h30 no Cemitério Jardim da Saudade, Sulacap, Zona Oeste do Rio. Comandante das UPPs, o coronel Frederico Caldas disse que Uanderson já havia manifestado a vontade de "morrer em combate".
"É difícil você explicar o que move um policial quando sabe que um colega seu está em perigo. Cada lágrima é um combustível para nos dar força. Essa coragem contagia", desabafou Caldas. Ele confirmou também que o comandante estava sem colete à prova de balas. "Foi uma fatalidade", disse ele, ressaltando que Nova Brasília e a Fazendinha são os pontos mais críticos do Complexo do Alemão, e citando a Rocinha como outro local de perigo.
Velório do comandante da UPP do Alemão, em Sulacap (Foto: Henrique Coelho / G1)Velório do comandante da UPP do Alemão, em
Sulacap (Foto: Henrique Coelho / G1)
Participaram da cerimônia cerca de 500 pessoas. Muito emocionada, a mãe de Uanderson chegou a desmaiar. Dentre os muitos policiais, alguns exibiram faixas pedindo mudanças no Código Penal em relação a crimes cometidos contra agentes.
Porta-voz do grupo, o coronel Luiz Castro, comandante da PM, defendeu a punição severa destes criminosos. Segundo ele, o Bope continuará com reforço pé tempo indeterminado no Complexo do Alemão. "Vamos ficar até que a situação melhore por lá", disse ele.
Prisão de suspeitos
Foram presos nesta sexta-feira (12) dois suspeitos da morte do capitão Uanderson Manoel da Silva, comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira (11). Segundo a Polícia Militar, um deles, até as 12h não identificado, estava escondido em uma fábrica ocupada desde março, conhecida como Favela Tuffy.
Comandante da UPP Nova Brasília morreu após tiroteio  (Foto: Divulgação/Polícia Militar)Comandante da UPP Nova Brasília morreu
após tiroteio (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Comandante é assassinado
O comandante da UPP Nova Brasília, capitão Uanderson Manoel da Silva, 34 anos, morreu no início da noite desta quinta-feira (11), após ser alvejado com um tiro no peito. Segundo a polícia, o oficial participou de uma troca de tiros com suspeitos de pertencer ao tráfico de drogas no Conjunto de Favelas do Alemão, Zona Norte do Rio.
O comandante chegou a passar por uma cirurgia no tórax, mas morreu por volta das 19h30. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, ele chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento do Alemão e encaminhado para o Hospital Getúlio Vargas. O tiroteio ocorreu por volta das 17h30. 
Segundo a PM, o capitão Uanderson estava há 11 anos na Polícia Militar. Ele trabalhou no 14º BPM (Bangu), 15º BPM (Caxias) e 41º BPM (Irajá). O oficial comandava a UPP Nova Brasília há 3 meses. O PM era casado e tinha uma filha. Ainda não há informações sobre o enterro do policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário