Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

PELO MUNDO


Rússia envia primeira mulher à Estação Espacial Internacional


  • Yuri Kochetkov/AP
    Integrante da expedição que parte para a Estação Espacial Internacional, a cosmonauta russa Elena Serova acena durante a cerimônia de despedida, antes de embarcar na aeronave Soyuz TMA-14M. O lançamento será feito no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão Integrante da expedição que parte para a Estação Espacial Internacional, a cosmonauta russa Elena Serova acena durante a cerimônia de despedida, antes de embarcar na aeronave Soyuz TMA-14M. O lançamento será feito no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão
Elena Serova, de 38 anos, partiu na primeira missão de uma russa na Estação Espacial Internacional (ISS), marcando o retorno de cosmonautas mulheres na conquista espacial, da qual estavam ausentes desde 1997.

A nave Soyuz-TMA14M foi lançada às 12h25, horário de Moscou (17h25 de Brasília), do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, indicou o centro de controle russo.

Também estão a bordo o cosmonauta russo Alexander Samokutiaev e o astronauta americano Barry Wilmore.

A chegada da ISS, uma plataforma de pesquisas científicas situada na órbita terrestre, está prevista para as 23h15 de Brasília.



Alexander Skvortsov, engenheiro de voo da Agência Espacial Federal Russa, acena enquanto recebe ajuda para sair da capsula Soyuz poucos minutos após ela aterrissar, em uma área remota perto da cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão. Skvortsov, outro cosmonauta e um astronauta norte-americano passaram mais de cinco meses a bordo da Estação Espacial Internacional, onde atuaram como tripulantes das expedições 39 e 40 

Os três astronautas se reunirão na base com o comandante da estação, o russo Maxim Surayev, com seu colega americano, Reid Wiseman, e com o alemão Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia, e passarão um total de 169 dias no espaço.

"Serei a primeira mulher russa a ir para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os tripulantes têm uma enorme responsabilidade para com as pessoas que os formaram e quero dizer a elas: 'não vamos decepcioná-los'", disse Serova, antes do lançamento.

No ano passado, a Rússia comemorou os 50 anos do voo da primeira mulher ao espaço, Valentina Tereshkova, em 16 de junho de 1963. Depois dos voos de Svetlana Savitskaia, em 1982 e em 1984, Elena Kondakova fez o mesmo entre 1994 e 1997.

O voo de Serova marca a volta das mulheres russas ao espaço após 17 anos de ausência.

"Quando Tereshkova voou, estávamos em plena concorrência com os Estados Unidos para saber qual de nós enviaria a primeira mulher ao espaço", explicou à AFP o editor-chefe da revista Novosti Kosminavtiki ("Notícias do Espaço"), Igor Marinin.

Marinin acrescentou que, posteriormente, os voos de mulheres se tornaram menos frequentes porque muita gente da indústria aeroespacial pensava que "o espaço era um duro trabalho de homens".

"É o meu trabalho", explicou Serova em uma coletiva de imprensa, ao ser perguntada por um jornalista sobre como enfrentará, "como mulher", a separação de sua família e, em particular, de sua filha.

"Minha filha tem quase 17 anos (...) Não vejo problema algum para me comunicar com ela (...) Terei muitas oportunidades de ligar para ela, de saber como está e apoiá-la, caso tenha algum problema", explicou.


Quando perguntada por um jornalista como vai se pentear a bordo da ISS, Serova devolveu: "Você também se interessa pelo corte de cabelo dos meus colegas?".

Serova nasceu em 22 de abril de 1976, em Primorié, no Extremo Oriente russo, e concluiu a Faculdade Aeroespacial no Instituto de Aviação de Moscou, em 2001.

Em 2007, ela começou a se preparar para voos espaciais.

Em 2013, em entrevista concedida à AFP, Serova disse que não tinha a intenção de estabelecer um recorde e que queria apenas "fazer seu trabalho" a bordo da ISS.

"Se tudo sair bem (...), servirá de sinal para que mais mulheres ponham à prova sua força no espaço", acrescentou.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário