Jovens criam Web TV no Bom Jardim para promover a paz
A ideia surgiu em 2009, após o projeto Trilhos Urbanos, do Ministério da Justiça, onde Renan Costa, 27, dava aulas de inclusão digital. No início do ano passado, ele se juntou a um ex-aluno para criar a Web TV do Grande Bom Jardim. Sem nenhum recurso financeiro, eles encabeçaram o desafio com o ideal de transformar a imagem do bairro, mostrando ações que são motivo de orgulho para a comunidade.
Professor e aluno hoje estudam a melhor maneira de colocar a ideia em prática. Já conseguiram parceria com o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), que cedeu dois notebooks, um computador, uma câmera filmadora e duas fotográficas. Em contrapartida, os jovens criaram um site para transmitir ao vivo o evento cultural Culminância, que apresentou os números artísticos produzidos pela comunidade no fim do ano passado. A transmissão via twitcam e o portal criado por eles foram um treinamento para a Web TV, que entrará no ar na próxima semana.
Rubens Souza, 18, foi aluno de Renan quando tinha 15 anos. Hoje é estudante a distância de Comércio Exterior, técnico em informática e web design. A ideia foi se maturando desde que ele abraçou a causa sugerida pelo professor. “As pessoas tem uma visão estereotipada do Bom Jardim, queremos mostrar os cursos, o circo escola, tudo que tem de bom”, disse.
Renan diz que a imprensa dá muita ênfase à criminalidade que existe no local. Segundo ele, o Observatório da Violência constatou no último ano que o lugar tem um dos maiores índices de violência da Capital. Por causa disso, o professor crê que o bairro ficou com uma má imagem. “Pensei em criar a Web TV pra promover as pessoas que lutam para que a violência não aconteça, para modificar o quadro atual”, disse. “São mais de 230 mil habitantes. Claro que temos problemas, mas não é só isso”, afirmou.
Atualmente, eles buscam recursos, inscrevendo o projeto em editais e firmando parcerias com comerciantes do bairro. A vontade é fazer um grande portal com notícias da região, anunciar empregos e divulgar projetos. “Queremos fazer web novela, documentários, quadros jornalísticos, queremos parceiros dessas áreas pra auxiliar”, acrescenta.
ENTENDA A NOTÍCIA
Para promover a paz e mudar a imagem que o bairro Bom Jardim ganhou devido aos altos índices de violência, professor e aluno movem esforços para criar uma Web TV. O grupo busca recursos e parcerias para colocar o projeto para frente.
SERVIÇO
Página da Web TV do Grande Bom Jardim
www.bomjardimtv.hd1.com.br
Página da Web TV do CCBJ:
webtvdoccbj.hd1.com.br
Twitter: @WebTVCCBJ
Youtube: WebTVdoCCBJ
SAIBA MAIS
Localização
Situado ao sul de Fortaleza, o bairro Bom Jardim é considerado o mais populoso da cidade. Existem diversos projetos sociais, mas a violência ainda tem altos índices.
Danilo Castro
ESPECIAL PARA O POVOcotidiano@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário