Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PELO BRASIL- By UOL

Minha Casa deve atender 3 mil famílias desabrigadas

Brasília - O governo federal estima que até três mil famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingem o País poderão ser incluídas no programa "Minha Casa, Minha Vida". A informação é do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, ao sair da reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e representantes do Desenvolvimento Agrário, Saúde, Ciência e Tecnologia, Minas e Energia e Meio Ambiente, para tratar das ações do Executivo no combate aos efeitos da chuva.

"A presidenta autorizou o grupo de acompanhamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) de que todas as demandas que venham a surgir de Estados e municípios, que tiveram casas completamente destruídas, terão espaço dentro do programa (Minha Casa, Minha Vida)", disse Bezerra Coelho.

De acordo com o ministro, as estimativas são de que a demanda não ultrapasse o número de três mil unidades. "Os números não são grandes, graças a Deus. Estou falando de casas completamente destruídas, porque há aquelas que podem ser recuperadas", afirmou.

O governo também anunciou centros de monitoramento em Santa Catarina e São Paulo, que se somam aos três já existentes - em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, até agora os Estados mais afetados pelas chuvas. "No curso da próxima semana, esperamos estar com esses dois novos centros mobilizados", disse Bezerra Coelho.

O ministro deve viajar ainda hoje para Belo Horizonte, onde deve anunciar, ao lado do governador Antonio Anastasia (PSDB) o repasse de R$ 25 milhões do governo federal para obras de recuperação de infraestrutura urbana.

O Palácio do Planalto ainda quer que técnicos da Petrobrás e geólogos intensifiquem o "mapeamento geotécnico" das áreas de 251 municípios apontados como de elevado risco.

"As áreas (de risco) já estão identificadas. (Os especialistas) Vão fazer um mapeamento geotécnico, que vai permitir saber quando uma chuva começar a cair, qual é a qualidade do solo naquela região, a capacidade de saturação desse solo, para poder então alertar a Defesa Civil local e a comunidade para se retirar as pessoas em caso de iminência de deslizamento", explicou Bezerra Coelho.

O ministro encerrou a coletiva concedida a jornalistas evitando mais uma vez responder sobre suas pretensões eleitorais para este ano. Questionado se pretendia deixar o cargo e concorrer à prefeitura de Recife, disse: "Obrigado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário