É normal meu filho ainda não saber andar?
Provavelmente sim. Ao longo do primeiro ano de vida, a criança vai ganhando coordenação e controle muscular pelo corpo todo. Esse desenvolvimento é craniocaudal, ou seja, começa pela cabeça e vai "descendo", como explica o pediatra Fábio R. Picchi Martins, do Conselho Médico do BabyCenter.Dessa maneira, a criança primeiro começa a controlar o movimento da cabeça, para então rolar, sentar e engatinhar. A maioria das crianças faz suas primeiras experiências em ficar de pé, segurando-se em alguma coisa, lá pelos 8 meses, e grande parte dá os primeiros passos entre os 9 e os 12 meses.
Mas é absolutamente normal e frequente as crianças demorarem mais que isso. Muitas só vão andar com 1 ano e 5 meses ou com 1 ano e meio.
O importante é observar o avanço das habilidades: se seu filho demorou um pouco mais para rolar e para engatinhar, é provável que ele demore também para andar. Desde que ele esteja constantemente aprendendo, não há motivo para se preocupar.
"Mais do que marcos isolados nos ganhos neurológicos do bebê, é preciso fazer uma avaliação global de seu tônus ( força muscular ) e de sua evolução mês a mês. Um bebê nunca regride em sua motricidade: uma criança que já sentava ou virava ativamente e que deixa de fazê-lo, merece ser avaliada", observa o médico.
Você pode consultar nossa tabela de marcos do desenvolvimento para acompanhar as conquistas do seu filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário