Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de abril de 2013

RELIGIÃO

Vaticano desmente que Papa Emérito Bento XVI esteja gravemente doente

Vaticanista espanhola disse que Ratzinger tem 'algo grave'.
Ele descansa em Castel Gandolfo após inédita renúncia ao pontificado.

Da AFP

O Vaticano desmentiu nesta quinta-feira (11) que o Papa Emérito Bento XVI esteja gravemente doente, como afirmou a imprensa espanhola na véspera, depois que ele apareceu muito cansado no histórico encontro do fim de março com seu sucessor, Francisco.
Os boatos sobre o grave estado de saúde do primeiro Papa a renunciara na era moderna ganharam força pelas dificuldades que Bento XVI mostrou ao caminhar, encurvado e ajudado por uma bengala, para receber em 24 de março Francisco na residência de verão de Castel Gandolfo, onde se retirou para meditar e rezar em 28 de fevereiro, após a renúncia.
saiba mais
Segundo uma veterana jornalista espanhola, autora de vários livros sobre o Vaticano, as notícia sobre o estado de saúde do Papa Emérito são que "está bastante mal" e "tem algo grave", sem revelar detalhes.
Para o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a jornalista se baseia apenas nas imagens da TV e a partir delas "começou a especular".
"O Papa assumiu um pontificado difícil com uma idade avançada. Era uma pessoa idosa que teve que trabalhar muito duro", explicou Lombardi.
Tanto o atual Papa Francisco quanto antecessor Bento XVI usaram vestes brancas (Foto: AFP)O Papa Francisco e o Papa Emérito Bento XVI durante encontro em Castel Gandolfo em 24 de março (Foto: AFP)
Bento XVI completará 86 anos em 16 de abril e, desde a reunião com Francisco, evita aparecer em público.
Em maio, ele deve se mudar para o mosteiro Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, o que iniciará uma inédita convivência entre dois Papas dentro dos muros do menor Estado do mundo.
Mesmo antes da renúncia, a imprensa especulava sobre a saúde do pontífice alemão, que sofreria de doenças graves, incluindo câncer e problemas de coração.
Lombardi sempre negou os boatos, mas admitiu que o Papa reclamava de cansaço e se esforçava para cumprir uma agenda pesada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário