Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje


Evangelho de hoje: Mc 7,1-13


TEMPO COMUM

Os fariseus e alguns dos escribas vindos de Jerusalém tinham se reunido em torno dele. E perceberam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. [...] Perguntaram-lhe: "Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos impuras?”. Jesus disse-lhes: "Isaías com muita razão profetizou de vós, hipócritas, quando escreveu: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão, pois, me cultuam, porque ensinam doutrinas e preceitos humanos (Is 29,13). Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens”. [...]




Comentário


A palavra hipócrita, no teatro grego, designava o ator que se servia de máscara e disfarce para representar uma personalidade alheia à sua. O hipócrita, ou ator religioso, aparenta servir a Deus, amá-lo, mas no fundo "usa Deus” e "usa a religiosidade” para causar dano aos que verdadeiramente seguem Jesus como discípulos autênticos, não obstante as críticas. Bom será que nunca o Senhor tenha de dizer de ti: "este honra-me só com a boca, porque seu coração está distante de mim!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário