Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

SAÚDE



O Brasil passa pelo maior surto de febre amarela desde 1980, quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar dados sobre a doença. Embora o Ceará não esteja na área considerada de risco, 23 postos de saúde de Fortaleza nas seis regionais possuem estoque de vacinas como forma de prevenção.

Segundo Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), houve aumento na procura por vacinas nos postos de Fortaleza. Mas ela garante que o estoque disponível é suficiente para atender às demandas da Capital. Ela admite, no entanto, que existe uma preocupação quanto ao alerta gerado no País, diante da alta incidência de mortes e casos confirmados, e adverte que procurem a vacina contra a febre amarela as pessoas que vão viajar para algum local na área de risco. “Estamos orientando para que as pessoas levem um comprovante de viagem ou hospedagem para algum dos estados na área de risco”, explica.

O Ministério da Saúde informa que o estoque estratégico foi reforçado com 11,5 milhões de doses para garantir a imunização da população das áreas de recomendação da vacina.

Vanessa complementa que as vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde, mas que a prioridade no momento é o envio para Minas Gerais, estado que concentra a maioria de casos de febre amarela. Apenas a faixa litorânea do Ceará até o Rio Grande do Sul é considerada fora da área de risco.

De acordo com boletim divulgado ontem pelo Ministério, já são 149 casos confirmados no País, sendo 134 (89%) deles em Minas Gerais. Os outros 15 casos foram registrados no Espírito Santo (11) e São Paulo (4). No total, 52 mortes já foram confirmadas em decorrência da febre amarela, sendo 47 em solo mineiro. Outros 80 óbitos estão sob investigação. 857 casos foram considerados suspeitos.

Todos os casos, tanto os confirmados quanto os suspeitos, ocorreram em zonas rurais de Tocantins e Bahia além de Minas, São Paulo e Espírito Santo. A última vez em que a febre amarela foi registrada em uma zona urbana foi no ano de 1942.
 
Contraindicações
Além de não ser recomendada no momento para aqueles que não vão se deslocar para áreas de risco, a vacina da febre amarela é contraindicada para certos grupos de pessoas. Segundo Vanessa Soldatelli, crianças com menos de seis meses e mulheres lactantes de bebês abaixo desta idade não podem ser imunizadas. Em gestantes, o caso deve ser avaliado no posto de saúde. “Como se trata de uma vacina atenuada, pessoas com imunidade baixa, que façam uso de corticoides ou idosos com doença em curso também não devem tomar a vacina”, ressalta.

Números

23 postos de saúde nas seis regionais de Fortaleza disponibilizam a vacina

Nenhum comentário:

Postar um comentário