26ª Semana - gravidez passo a passo
(cerca de 24 semanas após a concepção)
O Bebê
Seu bebê está pesando cerca de 900-1000 gramas e medindo cerca de 31-32 cm de comprimento (dos pés à cabeça). Os vasos sangüíneos começaram a proliferar nos pulmões na última semana, os pequenos sacos de ar pulmonares (alvéolos) terminam sua formação nesta semana. Os pulmões continuam a produzir surfactante (um tipo de substância semelhante ao sabão) que permite a sua expansão durante a respiração. Ao lado do crescimento pulmonar, o cérebro continua a aperfeiçoar a atividade de ondas cerebrais para os sistemas visual e auditivo. A chance de sobreviver aumenta dia a dia a partir de agora. Um bebê nascido nessa fase tem 70 a 80% de chance de sobreviver se for atendido num berçário com boa experiência em prematuros.
A Futura Mamãe
No final dessa semana você está completando o 6º mês de gestação; está dando adeus ao 2º trimestre da gravidez. Seu útero está cerca de 7 cm acima do umbigo. É freqüente que ele apresente contrações e relaxe rapidamente; não entre em pânico. Você está percebendo as contrações de "Braxton Hicks". Elas são normais, indolores e acontecem em intervalos irregulares. Elas representam um tipo de preparo uterino para o parto, que ainda está longe. Não esqueça que o útero é um órgão muscular, e como tal apresenta discretas e rápidas contrações, sem provocar a dilatação do colo uterino ou parto. Você está se alimentando bem? Você necessita, a partir de agora, cerca de 300 calorias adicionais por dia. Faça as contas para não exceder.
Múltiplos: Na gestação múltipla o útero está mais distendido e as contrações de "Braxton Hicks" são mais freqüentes. Contudo se você tem mais que 6 contrações por hora contate o seu médico.
O Futuro Papai
Como vai o quarto do bebê? É preciso prepará-lo, pintá-lo ou decorá-lo. Durante a pintura mantenha a mamãe afastada dele. Junto com ela procure uma maneira divertida de fazer as coisas. Afinal de contas esse acontecimento é mais ou menos raro. Veja o que você pode fazer pelo seu filho(a) antes dele chegar. Você deve se acostumar desde já a dedicar alguns minutos do seu tempo para o seu filho.
Pensamento da Semana
"A melhor herança que um pai pode dar ao filho é alguns minutos de seu tempo a cada dia".
(O. A. Battista)
(O. A. Battista)
Nenhum comentário:
Postar um comentário