Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de abril de 2017

SAÚDE, BELEZA E CIA

Alho e cebola — a dupla perfeita para sua saúde!

Alho e cebola — a dupla perfeita para sua saúde!Pesquisas comprovam que o alho e a cebola trazem inúmeros benefícios à saúde.  Dentre suas principais vantagens, a dupla é capaz de reduzir a formação de cálculo biliar. Um estudo realizado com roedores confirma que a combinação alho-cebola aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar os níveis de colesterol — e quase 80% das pedras na vesícula são formadas por esse tipo de gordura. Para chegar à essa conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos.
E os benefícios não param por aí. Uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao câncer de próstata.

O alho e a Cebola contêm muitos Nutrientes

Entre os carros chefe nutricionais da cebola e do alho está o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores. Os dois também são ricos em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo. Além disso, o alho e a cebola possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo.

Ajuda a Evitar o Câncer

O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas que só se forma quando eles são triturados. Esta substância previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a linguiça.

Combate Gripes e Resfriados

Com eles, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas. O alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral. O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a dupla contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico.

Controle da Diabetes

Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer desta dupla para controlar as taxas. A cebola carrega uma substância chamada glucoquinina (espécie de insulina vegetal) que, se consumida, ajuda no controle da diabetes. Para melhor absorção da glucoquinina, o indivíduo pode consumir a cebola batida em sucos naturais, já que ela libera essa substância quando é triturada. A cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.

Poder Antioxidante

Não é à toa que a cebola protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Ela é bastante rica em bioflavonoides, a quercetina, que são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células. Este mesmo componente é encontrado na maçã. Porém, o poder de absorção da quercetina pelo nosso corpo é 30% maior com a ingestão da cebola.


Resumo dos Benefícios do Alho e Cebola

Nenhum comentário:

Postar um comentário