Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de julho de 2017

GIRO POR FORTALEZA

Que chuva foi essa que surpreendeu os fortalezenses nesta quinta?

Na Capital, foram 22 milímetros. Segundo a Funceme, a chuva foi motivada por áreas de instabilidade atmosférica

Por Lyvia Rocha

TRIBUNA DO CEARÁ
Em Fortaleza, foram 14 milímetros (FOTO: Lyvia Rocha/Tribuna do Ceará)
Mesmo fora da quadra chuvosa, Fortaleza e parte da Região Metropolitana amanheceram debaixo de chuva, nesta quinta-feira (20). A precipitação na Capital foi de 22 milímetros no período das 7h da quarta-feira (19) até as 7h desta quinta-feira. As outras localidadesque tiveram chuva foram Paracuru(5.2 mm), Aquiraz (4mm), São Gonçalo do Amarante (2.2mm), Maranguape (0.8mm) e Itapiúna (0.4mm).
Segundo informações da Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), a precipitação foi causada por áreas de instabilidade atmosférica. E, apesar do fim da quadra chuvosa, o estado está no período pós estação chuvosa e por isso ainda há possibilidade de chuva, principalmente na região da faixa litorânea e jaguaribana.
A previsão de chuva para a próxima sexta-feira (21) é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na região jaguaribana. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro. No sábado (22), o predomínio de céu entre parcialmente nublado e claro no decorrer do dia.
No começo do mês de julho de 2017, madrugadas e início das manhãs tiveram temperaturas mais amenas (para alguns, dá até para chamar de frio). No último dia 4, por exemplo, entre 6h e 7h, a Funceme registrou 21,9ºC em Fortaleza. A explicação é que estamos no inverno no Hemisfério Sul.
Em algumas cidades do País é possível nevar. Porém, no Ceará, devido à proximidade com a linha do Equador, os efeitos são pouco perceptíveis, pois a variação nos termômetros é discreta. Ainda assim, o calor tão característico do litoral cearense tende a aliviar entre junho e agosto.
Se durante o dia as temperaturas máximas ficam em torno dos 30°C, nas noites e nas madrugadas do inverno as mínimas deixam o tempo mais agradável. Em Fortaleza, o termômetro pode ficar próximo dos 22°C nessa época do ano enquanto as mínimas em dezembro, por exemplo, são de 24°C.
No Interior, a queda também é discreta, mas os termômetros podem marcar menos de 20°C. Em Barbalha, as mínimas no inverno chegam aos 19°C e em Guaramiranga a 16°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário