Obstetrícia
36ª Semana - gravidez passo a passo
(cerca de 34 semanas após a concepção)
O Bebê
Faltando cerca de 4 semanas para o final, o feto está quase pronto para nascer. Ele pode adentrar o canal de parto a qualquer momento a partir de agora. Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos bem como formando dobras no pescoço e cintura. As gengivas do bebê estão bem duras agora. Ele pesa em torno de 2800-2900 gramas e mede cerca de 46 cm.
Múltiplos: Gêmeos podem estar pesando cerca de 2750 gramas. O peso médio de nascimento de gêmeos está em torno de 2750 gramas por volta da 36ª a 37ª semana de gestação. No entanto, não se assuste se os seus pesarem 500 gramas a menos; isso pode ser possível e normal. O peso dos gêmeos, de um modo geral, é um pouco menor que o peso de um feto único nessa mesma fase da gestação.
A Futura Mamãe
Há cerca de um mês você deve estar indo ao seu médico 1 vez por semana. A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz.
Múltiplos: Você está realmente pronta para o parto? Discuta seus sentimentos com seu médico. Nessa fase você vai se sentir muito desconfortável. Sinais de Parto: Aqui vão algumas dicas de que o parto está próximo. Você pode não experimentar todos esses sintomas e sinais: esvaecimento cervical (diminuição do tamanho do colo do útero); perda do sinal (rolha de muco); necessidade de limpar tudo; dilatação da cérvix (o colo está abrindo); diarréia; contrações (as dores do parto)
O Futuro Papai
Algumas regras básicas:
Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho(a). Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas úmidas do bebê.
Você vai ficar nervoso ao segurar um ser humano pouco maior que uma bola de futebol, sabendo que ele é o seu filho(a). Você não vai se afogar ou entrar em asfixia ao trocar as fraldas úmidas do bebê.
O vômito do bebê não é lixo tóxico e você não vai morrer envenenado se o bebê regurgitar todo o conteúdo de uma mamada na sua camisa nova.
Seriamente, é muito enervante segurar um bebê se contorcendo, especialmente quando seu pescoço e tão mole! Quanto mais você segura e manipula seu bebê, mais confortável você vai se sentir. Você deve ser capaz de fazer tudo que a mamãe faz pelo bebê, menos, é claro, amamentar. Fazendo essas pequenas coisas você vai desenvolver um vínculo profundo com o bebê, e ele se sentirá muito bem com isso.
Pensamento da Semana
"Uma jaqueta rasgada é passível de ser consertada, mas as palavras duras magoam definitivamente o coração de uma criança".
(Henry Wadsworth Longfellow)
(Henry Wadsworth Longfellow)
Nenhum comentário:
Postar um comentário