Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de julho de 2017

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Resultado de imagem para imagens ai de ti corazim
Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.
21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO
Jesus está repreendendo as cidades que não O acolheram nem fizeram penitência, Ele está, na verdade, repreendendo aqueles da nossa época, dos nossos dias, que acolhem, escutam a Palavra de Deus, mas a deixam simplesmente entrar por um ouvido e sair pelo outro.
Corazim e Betsaida, bem como muitas cidades da época de Jesus, escutaram-No pregar, viram os milagres d’Ele e simplesmente se comportaram com frieza, indiferença e conformismo: “Já escutei. Que bom! Que bonito!”, mas não fizeram nada para mudar de vida.
Ao contrário do que aconteceu com as outras cidades, onde a Palavra de Deus foi pregada anteriormente, as cidades Tiro e Sidonia mudaram e se converteram.
De que lado nós estamos? O que acontece com a vida de cada um de nós? Ouvimos e acolhemos a Palavra de Deus em nosso coração e permitimos que ela nos mude? Penitenciamo-nos de nossos pecados? Corrigimos os nossos próprios erros ou estamos apenas nos conformando em ouvir, dia após dia, a Palavra e dizer: “Muito bem! É isso mesmo. Que bonito que Jesus falou!”?
As Palavras de Jesus, em nossa vida, não são para nos causar admiração nem para dizermos: “Que bom que eu escuto a Palavra!”. A Palavra do Senhor tem que, a cada dia, cair em nosso coração e provocar uma transformação.
Existe uma expressão muito importante: “Fazer penitência”. Não fique pensando que penitência é uma coisa só para os grandes pecadores ou para fazermos na época da Quaresma. Não! A penitência é uma forma de nos vigiarmos, de nos corrigirmos e disciplinarmos. Precisamos, a cada dia de nossa vida, fazer alguma forma de penitência; e quanto mais ela for vivida no nosso interior, mais eficaz ela será. Penitência naquilo que falamos, naquilo que escutamos e comemos, na forma que estamos agindo e vivendo. Nas correrias da vida, temos de parar, repensar e mudar certas atitudes. Não podemos simplesmente nos conformar e dizer: “Está tudo bem. É assim mesmo. Uma hora eu mudo”.
Quem acolhe a Palavra de Deus detêm-se para rever-se, pois a penitência é um santo remédio para direcionar o que está errado em nossa vida. A graça de Deus está a nosso favor quando nós colaboramos com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário