Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de março de 2017

GIRO PELA SAÚDE

Estudo aponta que doença da urina preta foi causada por ingestão de peixe

Com mais de 50 casos registrados na Bahia entre os meses de dezembro e janeiro, uma doença misteriosa ficou conhecida como "doença da urina preta", por este ser um dos principais sintomas. Após muitos estudos, cientistas acreditam que o problema seria, na verdade, a Doença de Haff.
A conclusão foi baseada na análise de amostras de fezes, urina e sangue de 15 pacientes, sendo que 14 deles ingeriram algum tipo de peixe, sendo que a maioria comeu a espécie Olho de Boi (Seriola spp) e Badejo (Mycteroperca spp). Apenas um deles não se lembra de ter consumido, mas afirma que comeu alguma comida típica baiana que poderia conter o alimento.
Porém, as amostras não conseguiram demonstrar exatamente qual substância causou a intoxicação. Os autores do trabalho afirmam que o Ministério da Saúde enviou para os Estados Unidos para análise um pedaço do mesmo peixe que foi ingerido por uma paciente, mas ainda não foi divulgado nenhum resultado.
Em menos de 24 horas já se manifestam os sintomas no paciente com a Doença de Haff: dor muscular intensa com início abrupto e altos níveis da enzima creatina fosfoquinase (CPK). Também é observada a coloração preta na urina e insuficiência renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário