Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de março de 2017

RECEITA DA SEMANA

Camarão flambado com purê de mandioquinha e quinua

Camarão flambado com pesto_F&F


Este prato é a prova de que é sim possível fazer receitas simples e fáceis com cara de receita elaborada, com um toque de sofisticação. Os camarões foram flambados, depois receberam uma generosa colherada de molho pesto por cima. Acompanhados por purê de mandioquinha – um clássico que combina perfeitamente com peixes e frutos do mar – e quinua negra ficaram com cara de festa!

Eu preparei este prato para jantar sozinha um dia desses em casa, porque a solidão no jantar não precisa ser sinônimo de macarrão instantâneo. Abri o congelador e bati os olhos em um pacote de camarão que eu havia trazido da praia. Imediatamente resolvi que seriam o meu jantar, e como flambar é o método mais rápido ( e na minha opinião o mais saboroso também) de preparar camarões eu os deixei descongelando e fui providenciar os acompanhamentos. O manjericão da minha hortinha de varanda viraram um delicioso molho pesto em menos de 5 minutos. As mandioquinhas orgânicas roubadas da gaveta de “papinha” da Olivia deram vida a um ultra simples porém delicioso purê, e a quinua negra trazida do Peru só agregou ainda mais sabor ao conjunto todo. Por falar nisso, quando você der de cara com um pacote de quinua negra no mercado não hesite em levá-lo para casa. Na minha opinião é a mais saborosa e crocante de todas as quinuas, uma pena ser tão difícil de encontrá-las por aqui, geralmente só encontro misturadas com a quinua vermelha e a branca. E se você for para o Peru faça como eu e lote sua mala desta delicia, porque além de todos os ótimos adjetivos a quinua por lá é muito mais barata que aqui.

Se você nunca se arriscou em preparar camarões saiba que há muitas possibilidades de preparo para eles, e que cozinham muito rápido, aliás tão rápido que você precisa ficar de olho pois se passarem do ponto ficam duros e pouco saborosos. O purê desta vez eu quis fazer uma versão mais light (não totalmente light porque sou filha de Deus e usei um tico de manteiga) e usei apenas a água do cozimento no lugar do leite (e prefiro assim). Para o molho pesto eu decidi não usar nenhum tipo de castanha ou amêndoa, porque eu queria que ficasse bem verdolengo e líquido, para escorrer sobre os camarões.

Esta receita é tão fácil mas tão fácil que qualquer iniciante bem intencionado na cozinha consegue reproduzir. Que tal agradar o marido, esposa, ou o seu próprio estômago preparando esta delicinha?

CAMARÕES FLAMBADOS COM PURÊ DE MANDIOQUINHA E QUINUA
(para 2 pessoas)

Ingredientes:
  • 12 camarões grandes descascados e limpos
  • suco de 1/2 limão
  • 1/3 de xícara (chá) de cachaça (ou whisky, ou conhaque)
  • 4 mandioquinhas descascadas e fatiadas
  • 1/2 xícara (chá) da água do cozimento das mandioquinhas
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
  • 1/3 xícara (chá) de azeite
  • 1/2 xícara (chá) de quinua (usei a negra, mas pode ser qualquer uma delas)
  • pimenta moída e sal a gosto
  • azeite a gosto

Modo de Preparo: Prepare primeiro o purê de mandioquinha, cozinhando-as em água até que estejam bem macias. Reserve a água do cozimento. Coloque em uma tigela (ou no liquidificador) a mandioquinha cozida, a água, a manteiga e o sal a gosto e bata com um mixer por apenas 2 minutos, até obter um purê bem liso e homogêneo. Também no mixer bata o azeite, as folhas de manjericão, a pimenta e o sal para fazer o molho pesto. Cozinhe a quinua no dobro da quantidade de água e sal por apenas 5 minutos após a fervura da água, pois elas devem ficar al dente. Agora prepare os camarões. Em uma tigela coloque os camarões e tempere com o suco de limão, a pimenta e o sal. Aqueça bem uma frigideira, adicione um fio de azeite e salteie os camarões por apenas 2 minutos. Regue com a cachaça (ou whisky ,ou conhaque) e incline a frigideira em direção á chama do fogão, deixando a chama subir e flambar os camarões. Sirva em seguida os camarões sobre uma “caminha” de quinua e acompanhados com purê de mandioquinha. Regue os camarões com uma porção generosa de molho pesto e seja feliz!
Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário