Quatro aeroportos brasileiros são leiloados por quase R$ 4 bilhões
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As empresas tiveram de pagar à vista 25% do valor total.
Dos quatro aeroportos, o de Salvador é o pior na opinião de passageiros.
Quatro aeroportos brasileiros foram arrematados em um leilão, na Bolsa de Valores de São Paulo, por três grupos europeus. Os aeroportos de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre foram arrematados por mais de R$ 3,7 bilhões. As empresas tiveram de pagar à vista 25% do valor total. Nesse pagamento o ágio foi de quase 94%.
O aeroporto de Porto Alegre teve o maior ágio entre os privatizados até agora: passou de 830%.
A alemã Fraport ficou com os aeroportos de Porto alegre e Fortaleza. A suíça Zurich com o de Florianópolis e a francesa Vinci com o de Salvador.
A alemã Fraport ficou com os aeroportos de Porto alegre e Fortaleza. A suíça Zurich com o de Florianópolis e a francesa Vinci com o de Salvador.
Dos quatro aeroportos leiloados, o de Salvador é o pior na opinião de passageiros. O levantamento sobre os quinze maiores terminais do Brasil é do Ministério dos Transportes. A reforma do aeroporto começou em janeiro de 2013 e deveria ter terminado antes da Copa do Mundo. Não terminou e desde então o cronograma foi sendo adiado. Ainda falta colocar os vidros na cobertura do acesso ao terminal de passageiros. O aeroporto recebe 21 mil passageiros por dia, que pedem melhorias.
O investimento mínimo que precisa ser feito no aeroporto de Salvador é de R$ 2,3 bilhões. Numa primeira fase, deverão ser ampliados o estacionamento, o terminal de passageiros e o pátio das aeronaves. Numa outra fase deverá ser construída uma nova pista de pouso e decolagem.
No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a pista curta é um dos principais problemas. Ela deverá ser ampliada pela vencedora do leilão, que precisa investir R$ 1,9 bilhão. Serão necessárias ainda obras no pátio das aeronaves e no terminal de passageiros.
No aeroporto de Florianópolis, a principal reclamação é o tamanho do terminal de passageiros, que vive lotado. A empresa vencedora terá que investir R$ 960 milhões para construir um novo terminal, um estacionamento, além de ampliar a pista e instalar as pontes de embarque. Hoje, os passageiros ficam expostos ao sol e à chuva para chegar e sair dos aviões.
Em Fortaleza a pista e o pátio das aeronaves também terão que ser ampliados. Quem assumir o aeroporto terá que investir R$ 1,4 bilhão e resolver um problemão: a ampliação do terminal de passageiros começou em 2012 e parou dois anos depois. Ficou um esqueleto enorme de concreto.
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