Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

GIRO POR FORTALEZA

Bebê de 1 mês vítima de erro médico em UPA recebe alta


Depois de onze dias internado, sete entubado, o bebê Kalleb Levy Rodrigues Pereira, de um mês de idade, recebeu alta médica na tarde desta quarta-feira (13) e já está em casa.
Medicação errada dada na UPA do José Walter ameaça vida de bebê. (Foto: Arquivo pessoal)
Ele teve grave complicação médica após receber uma dosagem maior que a indicada de um medicamento, em atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro José Walter.
O caso ocorreu no sábado (2). Uma sindicância apura o erro. De acordo com a mãe do bebê, Evilene Rodrigues, ele passa bem e não teve sequelas.
Saiba mais
Kalleb deu entrada no Hospital Distrital Gonzaga Mota com problemas respiratórios. Como na unidade o aparelho de raio-x estava com defeito, foi decidido pela transferência do bebê para a UPA. Segundo a avó dele, Edilene Rodrigues, uma enfermeira teria realizado a aplicação equivocada.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará(Sesa) confirmou que houve um erro na administração da medicação para broncoespasmo na UPA, com dosagem maior que a indicada de epinefrina, remédio para crise asmática. O fato resultou em “reação adversa grave, por diversas causas”, afirmou a pasta.
“Após os resultados da sindicância, encaminhamentos administrativos serão tomados para minimizar os riscos de situações como esta voltarem a acontecer”, afirma a Sesa. O resultado da investigação deve ficar pronto até 25 de setembro.
Evilene afirma que a família irá processar o Estado pela situação. “Isso não pode ficar impune. Era a vida do meu filho”.

Por Lucas Barbosa

TRIBUNA DO CEARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário