Total de visualizações de página

sábado, 23 de setembro de 2017

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Evangelho (Lc 8,4-15)
Resultado de imagem para IMAGEM PARÁBOLA DO SEMEADOR
Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.
6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”.
9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.
11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.
13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Das tantas vezes que nós ouvimos a parábola do semeador, podemos prestar atenção nos terrenos negativos ou que não foram frutuosos; terrenos onde a Palavra de Deus secou, foi roubada, levada; terrenos onde a Palavra de Deus até caiu, mas não tinha profundidade e não deu frutos.
Deus deseja que o nosso coração não seja nenhum desses terrenos; pelo contrário, Ele deseja que o nosso coração seja um lugar onde a Palavra de Deus caia e produza muitos frutos.
O que precisamos fazer, para que o terreno do nosso coração seja, de fato, o terreno onde a Palavra de Deus caia e os frutos sejam muitos? Primeiro, é preciso ter um coração bom e generoso, que não se deixa permear pelo mal, ser induzido e seduzido pela maldade dos sentimentos que circulam ao nosso lado. Um coração bom é aquele que vive na bondade de Deus. Depois, é preciso acolher com generosidade, com abertura e amor.
Às vezes, você vai ouvir a Palavra de Deus, mas a escuta por escutar, por obrigação, para cumprir preceitos, formalidades, e isso não é generosidade. Ser generoso é ter alegria, disposição e ânimo para acolher aquilo que vem de Deus.
Se somos bons e generosos, essa Palavra entra em nós e nos convida a dar frutos na perseverança. Veja bem: podemos produzir frutos para o Reino de Deus, mas é preciso perseverar, e a perseverança é o segredo dos fortes em Deus, daqueles que se fortalecem n’Ele.
Perseverar quer dizer insistir, persistir e não desanimar por qualquer coisa nem tribulação, por qualquer dificuldade ou sofrimento. Perseverar e insistir no caminho do Reino de Deus, apesar de todas as situações contrárias.
Muitos começaram em Deus, mas não terminaram n’Ele. Muitos eram de Deus, mas não continuaram servindo-No, porque se deixaram desanimar pelas coisas do mundo, pelas dificuldade que encontraram pelo caminho, por tantas coisas que enfrentaram na própria vida de comunidade, de igreja e assim por diante.
Os frutos da Palavra não se manifestam em nossa vida, porque nos falta perseverança. Não é só perseverar indo para a igreja, mas, sobretudo e acima de tudo, nas obras de Deus.
Começou a ler a Palavra de Deus, leu uma, duas vezes, mas depois parou. Começou a rezar em família, rezou um ou dois dias; parou. Perseverar é fazer, com insistência do coração, comprometido com aquilo que assumiu fazer.
Seja bom, seja generoso, seja perseverante, e colha os melhores frutos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário