Total de visualizações de página

sábado, 23 de setembro de 2017

FORTALEZA VOLTA AO SEU LUGAR

Pode soltar o grito, torcedor: o Leão subiu!

Leão supera o Tupi-MG no mata-mata da Série C e confirma o retorno para a Segundona após oito anos na Terceira Divisão
Após oito anos na Terceirona, o Fortaleza está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo diante do Tupi-MG nas quartas de final, o torcedor do Tricolor do Pici pôde, finalmente, soltar o grito de alívio: o Leão subiu!
O retorno à Segundona foi confirmado quando o árbitro Marcelo de Henrique Lima apitou o fim da partida entre Tupi-MG e Fortaleza, sábado, 23, no estádio Helenão, em Juiz de Fora. O Tricolor do Pici venceu os mineiros no jogo de ida por 2 a 0, no Castelão, no dia 16 de setembro, e conseguiu um empate sem gols no confronto da volta, fora de casa.

A caminhada do Fortaleza na Série C 2017 até o acesso

Por Samuel Pimentel
O longo calvário do Fortaleza na Terceira Divisão chegou ao fim em 2017. Com uma campanha que pendia da total confiança na classificação à desconfiança por jogos consecutivos sem vitórias, fazia os torcedores temerem por uma desclassificação precoce.

O ano de 2017 do Fortaleza não era bom até o inicio da Série C. O Tricolor acumulava frustrações, com eliminações precoces na Copa do Nordeste, Copa do Brasil, e pior, não conseguira chegar nem à final do Estadual, sendo eliminado por um surpreendente Ferroviário. Depois de muita pressão, a diretoria não aguentou. Jorge Mota e toda a cúpula de futebol saíam do clube.

O ar de terra arrasada era claro. Uma reformulação era necessária, e no meio da temporada o Fortaleza se reinventou, trocou diretoria, trocou de técnico e passou a pedir que a torcida abraçasse o time. Pedido atendido. Mas a faixa com os dizeres "O acesso é obrigação" representava o sentimento da torcida.

Era inegável, o Fortaleza estava pressionado. Na Série C em 2017, havia cinco times que já tinham conquistado o título da competição em anos anteriores, e dois deles estavam no grupo A: Sampaio Corrêa e Remo; e foi para o time paraense a primeira derrota do Tricolor do Pici. Jogando em Belém, o Fortaleza perdeu pelo placar mínimo desempenhando um futebol abaixo da média. Depois dali, o time engrenou, emplacando uma sequência de cinco jogos de invencibilidade.

A campanha da 1ª fase se consolidou com o ótimo aproveitamento jogando em casa - o Fortaleza ficou invicto - e apesar de ter tido números ruins como visitante, vencendo apenas duas, se manteve no G-4 por 17 rodadas seguidas e chegou à última partida da fase classificatória precisando de uma vitória simples contra o Moto Club. Após 75 minutos de tensão, Ronny fez a alegria dos mais de 33 mil tricolores presentes no Castelão.

Garantido na 3° colocação, o Fortaleza vivia a ansiedade por mais um mata-mata. Dessa vez o primeiro jogo seria em casa. O Tupi-MG era o adversário. O time mineiro tinha conseguido a 2ª colocação no grupo B. 

A torcida tricolor cumpriu seu papel e lotou o Castelão, quebrando o recorde de público da Série C. Os mais de 40 mil presentes assistiram a um primeiro tempo nervoso, mas de domínio tricolor. Ao fim do primeiro tempo alguns torcedores ficaram receosos, mas o sentimento acabou quando aos dois minutos da segunda etapa Leandro Lima abriu o placar. A partir daí, o Tupi não demonstrou mais nenhuma reação, e aos 25, Bruno Melo definiu a vitória. A torcida em êxtase via o Fortaleza vencer pela primeira vez em mata-mata encaminhando o acesso à Série B.

Jogando em Juiz de Fora, o Fortaleza conseguiu um empate sem gols. O time segurou os mineiros por 90 minutos e garantiu o acesso para a Série B 2018.

Números do Fortaleza na Série C
20 jogos
8 vitórias
7 empates
5 derrotas
22 gols a favor
15 gols sofridos

Fortaleza como mandante

10 jogos
6 vitórias
4 empates
14 gols a favor
3 gols sofridos

Fortaleza como visitante
10 jogos
2 vitórias
3 empates
5 derrotas
8 gols a favor
12 gols contra

Nenhum comentário:

Postar um comentário