Total de visualizações de página

sábado, 10 de março de 2012

Catedral de Sobral será restaurada


Clique para Ampliar
Denominada de Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Catedral será fechada logo após a Semana Santa para as obras
FOTO: LAURIBERTO BRAGA
Sobral A Catedral deste Município será fechada logo depois da Semana Santa. A Igreja da Sé, criada em 30 de agosto de 1757, passará por ampla restauração. Batizada de Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Catedral preservará seu aspecto arquitetônico secular. O prazo para entrega da obra é em setembro deste ano. As intervenções no entorno do templo já começaram a ser feitas.

A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Sobral e o Ministério das Cidades. Trata-se de uma reforma paisagística da Praça da Sé, que conta com a execução de projetos da mesma empresa que reformou a Praça São João, a L. A. Empreendimentos e Serviço de Engenharia Ltda.

O entorno terá removida a camada superficial de solo, colocação de terra nova, adubação e calagem, além do plantio de grama e espécies ornamentais. O custo da reforma do entorno é de R$ 1,14 milhão, onde será construída uma nova praça, numa área de mais de 3 mil metros quadrados, com piso em granito, 58 bancos de concreto com assentos também em granito, 24 postes de iluminação em aço carbono, 15 projetores de luz, além de novos jardins e gramados.

No interior da Sé, o investimento é de R$ 700 mil. Serão restaurados os destaques arquitetônicos, que datam ainda do século XVIII. A primeira capela para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 1746, tendo por responsável padre Antônio de Carvalho e Albuquerque, por provisão de dom Frei Luis de Santa Teresa, bispo da cidade de Olinda (PE).

Pelos levantamentos da Diocese de Sobral, não consta quando foram concluídos os serviços de construção, nem quando a igreja foi benta, que segundo o costume do tempo, tinha uma única porta na frente com duas pequenas janelas em cima, correspondentes ao coro, sem torres com o pavimento de barro batido e com única sacristia do lado do nascente.

Conta a história que a Matriz em 1760 já ameaçava ruir. O visitador Veríssimo Rodrigues Rangel chamava a atenção dos fiéis para a iminente ruína do templo católico através de uma carta no dia 20 de agosto de 1760, na qual determinava que a igreja fosse rebocada por cal e areia por dentro e por fora, e do mesmo modo se pavimentasse toda com tijolo.

Apesar de todas estas advertências e medidas tomadas para manter a segurança da obra, não se pode evitar a ruína prevista. Tanto que o padre João Ribeiro Pessoa, sucessor do padre Albuquerque, ao tomar posse em 1762, resolveu demolir a capela-mor para reconstruí-la com maior solidez, o que realizou pouco tempo depois, mas não no mesmo local.

No dia 5 de novembro de 1778 foi benta e lançada a primeira pedra da nova Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, da Vila de Sobral, pelo padre João Ribeiro Pessoa. A igreja devia ser edificada em forma de cruz latina. Confirma essa afirmação o fato de ser o teto da igreja, antes da reforma de 1876, dividido em quatro partes, como se realmente fosse destinado a cobrir uma área em forma de cruz.

Somente no dia 1º de fevereiro de 1781 pôde ser benta a capela-mor da nova Matriz de Nossa Senhora da Conceição. As torres começaram a ser levantadas em 1836 e só ficaram terminadas em 1849 a do nascente, e em 1851, a do poente. O patamar foi feito em 1838. O relógio foi comprado em Paris em 1870 e colocado na torre do poente no ano seguinte. O sino grande foi refundido em Pernambuco em 1853. A Igreja da Sé possui um presépio ao lado do altar principal, com dimensões naturais, que foi encomendado de Paris no ano de 1912.

Primeiro centenário
Aproveitando o ensejo das comemorações do primeiro centenário da elevação da Vila de Sobral à categoria de cidade (12 de janeiro de 1842), no dia 17 de maio de 1938, começaram os trabalhos de reforma da igreja, os quais só foram ser encerrados no dia 22 de maio de 1941.

E é a restauração do que ficou em 1941 que começa agora a acontecer. A secular igreja está sendo contemplada pelo Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), com serviços que definem seus traços originais e a recuperação de todo acervo de suas naves e obras sacras.
 LAURIBERTO BRAGAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário