Total de visualizações de página

domingo, 25 de março de 2012

ESTÁ NO JORNAL O POVO - 25/03/2012

Vândalos cortam as mãos da estátua de Iracema

Estátua de Iracema voltou a sofrer com a ação de vândalos e da maresia. Representação da índia na Praia de Iracema está sem as mãos e o arco

FOTO: SARA MAIA
Estátua de Iracema já foi restaurada várias vezes, mas ação dos vândalos impede a conservação do monumento
Iracema, a virgem dos lábios de mel imortalizada no romance do escritor cearense José de Alencar, representada na forma de estátua, foi maculada mais uma vez. Considerado um dos principais cartões postais de Fortaleza, o monumento localizado na Praia de Iracema voltou a sofrer com a ação de vândalos e da maresia. Desta vez, a estátua da índia perdeu as mãos e o arco no qual se apoiava.

De acordo com informações da Secretaria Executiva Regional (SER) II, responsável pelo monumento, a estátua conhecida como “Iracema Guardiã” - por estar em posição de batalha voltada para o mar - teve as duas mãos serradas por vândalos. A ação ocorreu após a queda de seu arco, devido à ação da maresia. Mas esta não foi a primeira vez que incidentes como este ocorreram.

Segundo matérias do O POVO, o equipamento já foi alvo de vândalos em outras ocasiões. Na primeira vez, dezembro de 1996, o arco da índia foi furtado dias após a inauguração do monumento. Naquela época, o equipamento demorou dois anos para ser restaurado pela Prefeitura. A segunda vez que a estátua foi alvo de vândalos ocorreu em junho de 2001. O arco da alencarina foi novamente furtado, sendo recuperado uma semana depois.

“Faz mais de 15 anos que trabalho por aqui e isso é comum. As pessoas costumam roubar parafusos, fios de cobre, tudo que puderem levar. Mas até a semana passada este arco estava aqui”, disse o vendedor ambulante Raimundo Oliveira, 69.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da SER II informou ao O POVO que, em breve, tanto a estátua de Iracema da Praia de Iracema, como a do Mucuripe, serão restauradas pela Prefeitura, através de uma parceira com a iniciativa privada. Além disso, a regional informou que acionará o departamento de patrimônio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), familiares e autores dos monumentos, para avaliar que matérias e técnicas serão empregadas no trabalho de recuperação da estátua.

O órgão adiantou que tenta identificar os autores do vandalismo através de imagens das câmeras de segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), instaladas ao longo do calçadão. A assessoria informou que, na Praia de Iracema, funciona uma base comunitária da Guarda Municipal, mas os agentes não perceberam quando a depredação ocorreu.

A estátua da Iracema Guardiã é confeccionada em fibra de vidro e bronze, mede seis metros de altura e tem dois metros de base. O monumento foi idealizado pelo artista plástico Zenon Barreto, em 1965, e demorou 31 anos para ganhar as ruas. Atualmente, Fortaleza conta com cinco representações da índia espalhadas pela cidade.

ENTENDA A NOTÍCIA

Após o arco da estátua de Iracema ter caído, vândalos serraram as duas mãos do monumento, localizado na Praia de Iracema. A Prefeitura de Fortaleza diz que uma restauração na estátua será feita em breve, em parceria com a iniciativa privada, mas não especificou data para a ação.
Thiago Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário