Total de visualizações de página

domingo, 25 de março de 2012

DICAS DE SAÚDE

Sintomas de colesterol alto


Todos sabem que o colesterol é uma substância que se faz presente em nosso organismo, sendo importante para a nossa saúde, o qual é utilizado para a formação da membrana de nossas células, de nossos hormônios e até mesmo de nossos nervos, mas quando em excesso, pode ser prejudicial à nossa saúde. O nosso organismo tem a capacidade de produzir o colesterol, no entanto, a má alimentação é fonte desta substância, isto é, o nosso organismo realização a produção do denominado colesterol bom (HDL), o qual tem a capacidade de reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Já a má alimentação oferece o consumo de colesterol ruim (LHL), o que pode causar diversas doenças, e principalmente, a redução da quantidade de colesterol bom no organismo, o qual auxilia na eliminação do mau colesterol do sangue e ameniza a formação de gordura.
Desta forma, o colesterol alto pode resultar em diferentes males que podem diminuir a qualidade e tempo de vida do indivíduo, sendo que o mesmo pode sofrer de morte súbita. No entanto, as alterações de colesterol a princípio não contam com sintomas, e para constatar a elevação desta substância se faz necessária a realização de exames de sangue em uma determinada rotina para detectar estas alterações. Com o passar do tempo, o colesterol elevado irá provocar a obstrução de artérias, o que resulta em problemas aos órgãos afetados, sendo que isso pode resultar em derrame quando ocorre o entupimento das artérias que irrigam o cérebro e no coração, o infarto.
Para evitar a elevação do colesterol ruim, além de praticar atividades físicas é preciso que você tenha uma maior atenção em sua dieta e alimentação, isto é, optando pela ingestão de leite e iogurtes desnatados, carnes magras, queijos brancos, óleos vegetais, grelhados ou assados, alimentos cozidos, frutas, legumes, verduras, cereais integrais. E assim, evitando o consumo de queijos amarelos, manteiga, carnes gordas, alimentos gordurosos, leites e iogurtes integrais, banha, frituras, gordura trans (hidrogenada e gordura vegetal), bebidas alcoólicas e refrigerantes. Desta forma, tenha em mente que além de manter um peso saudável para um princípio estético, você passará a ter uma vida mais saudável, evitando o peso excessivo e consequentemente alguns problemas de saúde como diabetes, doenças renais, doenças de tiróide e doenças do fígado. Assim consulte o seu médico, sendo apenas este o profissional que pode lhe indicar o melhor tratamento para você.
Para você ter uma ideia, a classificação ideal de colesterol ruim (LDL) no organismo é menor que 100 e é considerado muito alto quando é igual ou superior a 190. Em relação ao colesterol bom (HDL), o ideal é igual ou superior a 60, e é considerado baixo quando é menor que 40 para homens e menor de 50 para mulheres. Já para o colesterol total, o ideal é menor que 200 e é considerado alto quando está acima ou igual a 240.

Nenhum comentário:

Postar um comentário