A esteticista Roseli Siqueira (SP) ensina a fazer uma massagem de drenagem linfática em casa, com apenas três movimentos certeiros

Reportagem: Carmem Cagnoni
A drenagem linfática libera as toxinas e desobstruir o sistema linfático, combatendo a celulite. "A massagem deve ser feita com muito cuidado. Se ela for muito intensa, pode inflamar o sistema linfático, comprometendo a circulação e causando a obstrução da linfa", alerta Roseli Siqueira, esteticista da Roseli Siqueira Estética Integrada (SP) . É ela quem ensina a massagem.
Drenagem linfática em casa
Drenagem linfática - Passo 1
Ilustração: Claudia Cicala
1. Sentada, com as pernas dobradas, comece a massagem, debaixo para cima (dos pés em direção aos joelhos e, depois, dos joelhos em direção às coxas). Na parte interna da perna, na linha do calcanhar, use o polegar, o indicador e o dedo médio, faça movimentos circulares e deslize antes, até alcançar a virilha.
Drenagem linfática em casa
Drenagem linfática -  passo 2
Ilustração: Claudia Cicala
2. Faça uma pausa atrás dos joelhos, próximo da lateral da perna (onde sentirá um furinho): circule e puxe como se carregasse uma "gotícula d’ água" e vá percorrendo pela lateral até chegar à virilha.
Drenagem linfática em casa
Drenagem linfática - passo 3
Ilustração: Claudia Cicala
3. No local da virilha, utilizando todos os dedos, faça compressão e descompressão de forma suave. Repita as manobras três vezes em cada perna.