Total de visualizações de página

domingo, 4 de novembro de 2012

X BIENAL DO LIVRO DO CEARÁ

Tudo em nome da leitura





Estamos há menos de uma semana do início da X Bienal Internacional do Livro do Ceará. Palestras, bate-papos com escritores, lançamentos de livros e apresentações musicais representam uma fração do extenso programa previsto para os dez dias de evento que inaugura novo formato no Centro de Eventos do Ceará (CEC). De 8 a 18 deste mês, um público estimado em 600 mil pessoas deve circular pelo grandioso CEC. A abertura fica por conta da cantora Gal Costa, que sobe ao palco após solenidade oficial no dia 8. 

O maior evento de literatura do Estado, embora tenha trabalhado timidamente sua divulgação, devido ao atraso na formação definitiva de sua programação, reúne uma grande homenagem à Padaria Espiritual (com o tema Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo) e ao primeiro Nobel de Literatura a participar de uma Bienal cearense, o nigeriano Wole Soyinka. “Estamos trazendo, também, escritores de Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola e Moçambique. Numa perspectiva de integração Sul-Sul, de retomarmos nosso contato com a África”, apresentou Francisco Pinheiro, secretário da Cultura do Estado.

O evento celebra, ainda, o trabalho do cearense Rafael Sânzio de Azevedo, membro da Academia Cearense de Letras, e o editor José Cortez, fundador da Editora Cortez. A escritora e abolicionista Francisca Clotilde, contemporânea da Padaria Espiritual, é lembrada pelos 150 anos de seu nascimento comemorados em 2012.

Com visitação gratuita, incluindo estacionamento livre para quase quatro mil carros, a Secretaria da Cultura do Estado espera bater recordes de público nesta edição. O esquema de stands, como informou o secretário adjunto da Secretaria da Cultura, Eduardo Fideles, foi pensado para que o visitante passe o maior tempo possível na feira, por isso a extensa oferta de atrações. “Nós temos um grande salto de estrutura. Tínhamos um estacionamento de 80 carros passamos pra 3200. Saímos de 8 mil metros quadrados de área de estrutura para 25 mil metros quadrados”, orgulha-se Fideles.

“A Bienal não é mais um evento só da Cidade, é nacional. Se você analisar a Bienal do Ceará, ela estará entre as cinco maiores Bienais do Brasil, atrás do Rio, São Paulo, Brasília e Rio Grande do Sul. Outra referencia importante é que, diferente de outras feiras, ela não cobra entrada e por isso é uma festa mais democrática”, defende Pinheiro.

Estão confirmadas, até o fechamento desta edição, as presenças dos escritores Ignacio de Loyola Brandão, Ana Miranda, Lira Neto, Thalita Rebouças, Márcia Tiburi, Flávio Paiva, Luiz Tatit, Tony Bellotto, entre outros. Shows musicais também irão ocupar os espaços do Centro de Eventos. Humberto Gessinger (Engenheiros do Havaí), o cantor e compositor Zeca Baleiro e o grupo Palavra Cantada, marcam presença.
 
Curadoria
Diferente da Bienal de São Paulo, a Bienal cearense é gratuita, bancada por editais públicos. O investimento supera a marca dos R$ 8 milhões, investidos por instituições do governo estadual, como as secretarias da Cultura, Educação e Turismo.

Embora até o fechamento desta edição a programação tivesse sofrido frequentes mudanças, a falta de uma curadoria não foi empecilho para a consolidação da programação desta Bienal, afirmou o secretário da Cultura do Estado. “O processo tornou-se mais democrático. Se você for ver o resultado, você vai ter menos conflito do que se fizesse a partir de uma só cabeça”, defendeu em entrevista na última quarta, 31.

A última edição a contar com um curador foi a de 2008, na oitava Bienal. À época, Floriano Martins optou pela ruptura por discordar da demora em definir o calendário do evento. “Não achamos que ter um curador é fundamental para a Bienal. Nosso modelo é mais democrático em que sentávamos à mesa e discutíamos com a Secretaria da Cultura, Secretaria da Educação e algumas outras pessoas que vem acompanhando esse processo de perto”, explicou Fideles.

Serviço 

X Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 8 a 18 de novembro de 2012
Horário de visitação: 9 às 22 horas
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Entrada gratuita
Outras informações: http://www.bienaldolivro.ce.gov.br/

Saiba mais

A Bienal sediará uma série de eventos paralelos com ligação direta ao tema do livro e da leitura. São eles: o VI Encontro de Bibliotecas Públicas do Estado do Ceará; o Encontro de Escritores Lusófonos; V Fórum da Rede Nordeste do Livro, Leitura e Literatura; III Colóquio Literatura e Psicanálise; o II Encontro de Ilustrados e VIII Encontro de Twitteiros Culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário