Total de visualizações de página

sábado, 25 de maio de 2013

BAYERN, PENTA CAMPEÃO


Bayern supera síndrome do vice, marca no final e vence sua quinta Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo
 
 
O Bayern de Munique confirmou o favoritismo, venceu o arquirrival Borussia Dortmund, por 2 a 1, neste sábado, no estádio de Wembley, em Londres, e conquistou a edição de 2013 da Liga dos Campeões da Europa. O gol da vitória foi marcado aos 43min do segundo tempo pelo holandês Arjen Robben, que havia perdido várias chances ao longo do jogo.

Com o resultado, o Bayern superou assim o amargo sabor da última edição, quando foi vice-campeão ao perder a decisão em casa, nos pênaltis, para o inglês Chelsea, que era zebra, com Robben. A equipe alemã havia saído na frente e perdeu um pênalti na prorrogação daquela partida. Foi vice duas vezes nos últimos três anos. Além de 2012, havia também perdido a decisão de 2010 para a Inter de Milão.

Final da Liga dos Campeões48 fotos

Mario Mandzukic comemora o gol que abriu o placar em Wembley contra o Borussia Dortmund, na final da Liga AP Photo/Martin Meissner

Agora, o Bayern chega à sua quinta conquista do mais tradicional torneio continental europeu. Já havia vencido em 74, 75, 76 e 2001.

A equipe vermelha chegou ao jogo deste sábado com amplo favoritismo por seus feitos nessa temporada. Foi campeã alemã com 89% de aproveitamento e um saldo oitenta gols positivos. Foram 98 a favor e apenas 18 contra em 34 rodadas. Média de 2,88 por partida.

Na própria Liga dos Campeões também encantou. Superou os tradicionais Arsenal e Juventus até chegar ao temido Barcelona, nas semifinais. Arrasou a equipe de Messi com uma vitória por 7 a 0 no placar agregado (4 a 0 em casa e 3 a 0 fora). Pode fazer a chamada tríplice coroa do futebol europeu se vencer também a Copa da Alemanha. Disputa final contra o Stuttgart.



A equipe agora terá que manter seu encanto com outro treinador, Pep Guardiola, que assumirá o comando na próxima temporada no lugar de Jupp Heynckes, que se aposentou após a vitória.

O primeiro tempo foi marcado por várias oportunidades de gols criadas pelas duas equipes. Mas todas desperdiçadas, em muito pelas ótimas atuações dos dois goleiros.

O Bayern começou o jogo sonolento e sofreu uma verdadeira blitz nos primeiros 20 minutos. Mal conseguia passar do meio de campo, enquanto o Dortmund chutava em exaustão. Foram seis arremates nesse tempo.

Na primeira boa chance, aos 13min, Lewandowski invadiu a área e obrigou Neuer a fazer boa defesa. Um minuto depois, nova boa intervenção do arqueiro do Bayern, desta vez em chute de Reus.

A terceira boa intervenção ocorreu aos 21min, em chute cruzado e rasteiro de Bender. Novamente Neuer apareceu bem e colocou para fora.

Acuado, o Bayern começou a se soltar aos poucos. Foi dar as caras na partida apenas aos 26min, em jogada aérea. Em cobrança de escanteio, Mandzukic testou, e o goleiro Weidenfeller se espalmou para fora.

Pouco tempo depois, Robben ficou cara a cara com o goleiro do Dortmund e chutou em cima do rival.

A equipe amarela respondeu rápido e perdeu a sua melhor chance com Lewandowski, aos 34min. O polonês invadiu a área pela direita e chutou para mais uma ótima defesa de Neuer.

Robben ainda completou o desperdício de gols aos 43min depois de mais um chute em cima do goleiro rival.

A segunda etapa continuou com os dois times mantendo a ofensividade. Porém, o número de faltas aumentou, e as chances de gols foram menores. O Bayern era melhor e dominava a partida.

Paciente, o time de Munique abriu o placar por meio da paciência e troca de passes. Aos 14min, Ribéry partiu com a bola dominada da esquerda e tocou para Robben. O holandês levou a bola para a linha de fundo e tocou para Mandzukic completar.

O Borussia sentiu o gol e pouco fazia depois de ficar atrás do marcador. Mas mesmo pior no jogo achou o empate graças a um erro do zagueiro brasileiro Dante. Aos 21min, Reus foi lançado e parado pelo defensor com um chute alto na barriga, dentro da área. O árbitro marcou pênalti. Gündogan bateu no canto esquerdo de Neuer e empatou.

O Bayern continuou melhor na partida e perdeu nova boa chance após Muller cruzar e Robben chegar atrasado quando o gol estava sem goleiro. O zagueiro Subotic se antecipou para fazer o corte.

Quando parecia que o jogo terminaria 1 a 1, no final, aos 43min, Robben aproveitou vacilo da defesa e entrou na área para marcar o gol da vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário