Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de maio de 2013

SAÚDE DA MULHER


"A reposição hormonal causou meu câncer", alerta a atriz Joana Fomm sobre tumor nas mamas

Do UOL, em São Paulo*




  • Fernanda Fernandes/Folhapress
    A atriz Joana Fomm A atriz Joana Fomm
Diagnosticada com câncer de mama aos 69 anos, a atriz Joana Fomm alertou as mulheres sobre o uso de hormônios – segundo ela causador de seu câncer de mama - e afirmou em entrevista ao UOL que se soubesse das chances de desenvolver um tumor também optaria por retirar as mamas, como fez a atriz Angelina Jolie.
"A reposição hormonal causou meu câncer, por isso as mulheres precisam ficar atentas e devem fazer exames de mamografias com frequência. É muito doído. Se a pessoa pode retirar antes de descobrir a doença, vale a pena".
  • Reprodução Joana Fomm como Perpétua em "Tieta" (1989-1990)
Conhecida por interpretar a beata Perpétua da novela "Tieta" (1989), a atriz teve que retirar as duas mamas e durante três anos teve que fazer quimioterapia.  "É diferente você retirar por opção e ter que tirar porque precisa. Fiz uma cirurgia para retirar dois nódulos do lado direito e logo depois descobriram mais três no lado esquerdo. Foram duas etapas muito difíceis e até hoje estou consertando esteticamente", afirmou a atriz, que anualmente vai ao oncologista.
Com 37 anos, Jolie disse que os médicos estimaram que ela tinha um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de ter câncer de ovário. "Decidi ser proativa e reduzir o risco o máximo que eu podia", afirmou a atriz, mãe de seis filhos.
O processo de retirada dos seios começou em fevereiro e foi completado em abril, com a reconstrução dos seios usando implantes. "Houve muitos avanços nesse procedimento nos últimos anos, e os resultados finais podem ficar bonitos", escreveu a atriz em seu artigo.
Joana elogiou o ato de Angelina e alertou as mulheres sobre os riscos da doença.
"Se meu caso fosse parecido com o da Angelina Jolie, se eu soubesse da possibilidade de desenvolver um câncer, tiraria. Achei legal a atitude dela. É tão ruim essa experiência com o câncer, que se a pessoa puder evitar, evite", declarou Joana.
Afastada da TV desde 2010, Joana afirmou que seu maior desejo é voltar a interpretar. Por conta do câncer de mama e da disautonomia, doença que afeta o sistema nervoso e compromete os movimentos, a atriz ficou afastada dos folhetins.
Em entrevista ao UOL em 2010, Joana contou que quebrou uma costela durante uma queda, ocasionada pela disautonomia. "Minha pressão foi a três e brinquei com os médicos que fui ressuscitada".
É tão ruim essa experiência com o câncer, que se a pessoa puder evitar, evite
aconselha Joana Fomm

*Com reportagem de Amanda Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário