Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de junho de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

EVANGELHO: Mt 8,18-22
         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. 19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.
– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
Oração diária Mestre, eu te seguirei aonde fores!
Um escriba, alguém formado em letras e nas leis de Israel, se entusiasmou com Jesus e decidiu segui-lo. “Eu te seguirei aonde fores”, disse o escriba, tal era o seu entusiasmo. Não importa o lugar, eu irei com o senhor. Jesus simplesmente lhe diz para não se enganar nem esperar demais porque, ele, Jesus, não tinha nem onde repousar a cabeça. Se alguém quiser segui-lo, é seguir mesmo, com o espírito aberto e abnegado, sem nenhum interesse pessoal. Raposa tem toca, pássaro tem ninho, Jesus não tinha nada. É bem verdade quando se diz que devemos voltar ao evangelho senão Cristo não habita em nós, e nem nós nele. Com que facilidade nos distanciamos dele. Um outro também se dispôs a seguir Jesus, mas precisava antes enterrar seu pai que tinha falecido. Nada mais natural nem mais humano. Jesus, porém, lhe faz uma proposta radical: Segue-me, deixa que os mortos enterrem seus mortos. Não devemos entender as palavras do evangelho como preceitos que se multiplicam. São antes exemplos de como as coisas podem ser num discipulado radical e livre. Jesus não dá preceitos. Ele mostra caminhos. A radicalidade do seguimento exclui condições. Valem os exemplos: eu te seguirei se tiver um bom quarto, eu te seguirei depois do enterro de meu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário