Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2016

SAÚDE DA MULHER GESTANTE

Respondendo a dúvidas: Teste de gestação, ausculta de batimentos cardiofetais e movimentação fetal

Screen Shot 05-06-16 at 08.25 AM 001
Quando fazer o teste de gravidez?
O teste de gravidez na urina é positivo com 5 semanas de gestação. Isso quer dizer que após uma semana de atraso menstrual a mulher já pode tentar. Lembrando que há margem de erro de 15 dias. Caso não seja positivo, repetir em 7 a 15 dias para tirar a dúvida. De forma ideal, fazer o teste no sangue, que é bem mais confiável.
À ultrassonografia os primeiros sinais da gestação podem ser vistos com 5 semanas de idade gestacional também. Geralmente é visto somente o saco gestacional, sem embrião.

Quando é possível ouvir os batimentos cardíacos fetais? 
batimento cardiofetal pode ser ausultado com sonar Doppler a partir das 11 semanas, a depender do tipo físico da paciente e da qualidade do aparelho. Geralmente não conseguimos de forma tão precoce, sendo possível geralmente após as 14 semanas.
À ultrassonografia transvaginal, é possível verificar a presença de batimento cardíaco embrionário com 7 semanas de idade gestacional.
Quando a gestante percebe a movimentação fetal?
movimentação fetal é percebida por volta de 18 a 20 semanas, sendo mais tardia nas primigestas e mais precoce nas mulheres que já engravidaram outras vezes. Isso ocorre porque nas mulheres que nunca engravidaram, é maior a tensão da musculatura abdominal.
Antes de 18 semanas de idade gestacional, os movimentos que são sentidos podem ser devido a outros órgãos da cavidade abdominal, como os intestinos. Vale lembrar que o útero gestacional se encontra na pelve até 14 semanas.
Screen Shot 05-06-16 at 09.11 AM
Como a altura de fundo uterino se relaciona com a idade gestacional?
Até as 14 semanas de idade gestacional o útero se encontra na pelve, não podendo ser avaliado pela palpação abdominal. Por isso que até esta data a ultrassonografia deve ser realizada por via transvaginal. 
Está à altura da cicatriz umbilical com 20 semanas na maioria das gestantes. Após este período, aumenta em 1cm a cada semana até as 36. Se mantém entre 36 e 38 após esta data devido ao encaixe do pólo cefálico fetal para o nascimento.
Altura de fundo uterino muito reduzida leva às hipóteses de oligoâmnio restrição de crescimento fetal. Quando aumentada pode ser devido a gemelaridadepolidrâmnio macrossomia fetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário