Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

EVANGELHO DO DIA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

Meditando o Evangelho de hoje

Evangelho de hoje: Lc 9,18-22



25ª Semana do Tempo Comum


Num dia em que ele estava a orar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: "Quem dizem que eu sou?”. Responderam-lhe: "Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros pensam que ressuscitou algum dos antigos profetas”. Perguntou-lhes, então: "E vós, quem dizeis que eu sou?”. Pedro respondeu: "O Cristo de Deus”. Ordenou-lhes energicamente que não o dissessem a ninguém. Ele acrescentou: "É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas. É necessário que seja levado à morte e que ressuscite ao terceiro dia”.

Resultado de imagem para imagem quem dizem que eu sou


Comentário

O evangelista Lucas pinta Jesus como homem de oração, sobretudo nos momentos mais relevantes da sua existência terrena. De fato, agora quer dirigir uma pergunta fundamental aos seus discípulos: "Quem sou eu segundo o povo? E vocês quem dizem que eu sou?”. Duas respostas substancialmente se defrontam. A primeira é de natureza mais externa e popular. Jesus – diz o povo – é um profeta redivivo que fascina e perturba com a sua palavra e as suas obras. A segunda resposta, formulada por Pedro, é mais autêntica: "O Cristo de Deus”. A pergunta de Jesus é, assim, lançada a nós também hoje e nos interpela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário