Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

SAÚDE ATRAVÉS DAS FRUTAS

Camu – Camu

Frutas de A a Z - Camu Camu
Frutas de A a Z – Camu Camu
Nome científico: Myrciaria dubia
Família botânica: Myrtaceae
Origem: Região Amazônica
O Camu-Camu  pertence à família da mesma da goiaba e da jabuticaba. Espécie silvestre que ocorre predominantemente ao longo das margens de rios e lagos. É um arbusto ou pequena árvore, disperso em quase toda a Amazônia, encontrado no estado silvestre nas margens dos rios e lagos, geralmente de água preta. Em seu habitat natural a planta pode permanecer submersa por 4 a 5 meses. A árvore frutifica entre os meses de novembro a março. Na terra firme, onde o camu-camu tem demonstrado boa adaptação, a floração ocorre durante praticamente o ano inteiro, sendo que os menores índices de produção ocorrem entre os meses de abril a julho.
O fruto é arredondado, de coloração avermelhada quando jovem e roxo- escura quando maduro. Polpa aquosa envolvendo a semente de coloração esverdeada. Frutifica de novembro a marco. A planta frutifica nos meses de novembro a março, período da colheita, quando as frutas estão maduras, apresentando a coloração vermelha escura.
Usos e valor nutritivo
Os frutos de camu-camu são globosos, 10 a 32 mm de diâmetro, de coloração vermelha ou rósea e roxa escuro no estágio final de maturação. Dada a elevada acidez, estes dificilmente são consumidos na forma natural. Na Amazônia peruana, onde é bastante consumido, é utilizado para o preparo de refresco, sorvete, picolé, geleia, doce, licor, ou para conferir sabor a tortas e sobremesas. A grande importância do camu-camu como alimento é devido ao seu elevado teor de vitamina C (2606 mg por 100g de fruto), superior ao encontrado na maioria das plantas cultivadas. Pelo seu elevado teor de Vitamina C e Fibras, existe um costume na região de tomar o suco da fruta para prevenir gripes e resfriados. Processada a fruta, obtém-se a polpa utilizada na fabricação de sucos naturais, sorvetes, doces, geleias e licores.
Tabela Nutricional do Camu – Camu
Quantidade    100 gramas
Calorias          31Kcal
Proteína         0,45g
Carboidratos 6,88g
Lipídios           0,23g
Vitamina C     2066mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário