Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

GIRO INTERNACIONAL

Natureza violenta humana foi herdada de um ancestral (estudo)

Paris, (AFP) - Natureza ou criação? A busca para entender por que os seres humanos matam uns aos outros tem ocupado a mente dos filósofos, sociólogos e psicólogos há séculos.

Será que somos violentos por natureza, como o inglês Thomas Hobbes postulou na década de 1650, ou seria o nosso comportamento mais influenciado pelo ambiente em que crescemos, como Jean-Jacques Rousseau teorizou um século mais tarde?

Na terça-feira, uma equipe de cientistas que examinou a questão por um novo ângulo - o da biologia evolutiva - concluiu que a nossa natureza violenta foi, pelo menos parcialmente, herdada de um antepassado antigo, e compartilhada com outros primatas.

A violência letal parece estar "profundamente enraizada" na linhagem de macacos, símios e Homo sapiens, escreveram os pesquisadores na revista científica Nature.

Isso sugere que "um certo nível de violência letal nos seres humanos surge a partir da ocupação de uma posição dentro de um clado de mamíferos particularmente violento".

Um clado é o termo biológico para um grupo de organismos que descendem de um ancestral comum.

Os pesquisadores espanhóis reuniram dados relativos a mais de quatro milhões de mortes em 1.024 espécies de mamíferos atuais, assim como a mais de 600 populações humanas desde a Idade da Pedra, cerca de 50.000-10.000 anos atrás, até hoje.

As amostras representam cerca de 80% das famílias de mamíferos. 

Os pesquisadores analisaram especificamente a proporção de mortes causadas por violência letal cometidas por membros da mesma espécie. Nos humanos, trata-se de guerras, homicídios, infanticídios, execuções e outros assassinatos intencionais.

Os cientistas também procuraram semelhanças entre espécies com ancestrais comuns, que eles usaram para inferir o quão violentos esses antecessores eram, assim como para reconstruir uma história das taxas de matança ancestrais.

No total, os assassinatos intraespécies foram a causa de 0,3% das mortes de mamíferos, descobriram os pesquisadores.

Outros componentesJá no caso do ancestral de todos os primatas, roedores e lebres, os assassinatos causaram 1,1% das mortes, subindo para 2,3% no próximo, mais recente, ancestral comum de primatas e musaranhos.

Quando o ancestral humano comum apareceu pela primeira vez, cerca de 200.000-160.000 anos atrás, a taxa era de cerca de 2% - semelhante às de outros primatas, segundo os cientistas.

"Isso significa que os seres humanos herdaram filogeneticamente sua propensão à violência", afirma o estudo.

A Filogenética é o estudo da relação genética entre espécies ao longo do tempo, o que nos dá a chamada árvore evolutiva, com um ancestral primordial na sua base, a partir do qual todos os organismos se desenvolveram.

O coautor do estudo José María Gómez Reyes disse à AFP que os novos dados mostraram que há "um componente evolutivo para a violência humana, não que este é o único componente".

Esses componentes evolutivos não são apenas genéticos, e são, "mais provavelmente", influenciados por pressões ambientais para a sobrevivência.

"Na verdade, o comportamento social e a territorialidade, dois traços comportamentais compartilhados com os parentes do (Homo) sapiens, parecem ter contribuído também para o nível de violência letal (...) herdado nos humanos", aponta o estudo.

Comentando a pesquisa, Mark Pagel, da Universidade de Reading, disse que esse trabalho forneceu "boas bases para acreditar que somos intrinsecamente mais violentos do que o mamífero médio". 

Mostrou também que os seres humanos são capazes de reduzir tais tendências.

"As taxas de homicídio nas sociedades modernas - que têm forças policiais, sistemas jurídicos, prisões e atitudes culturais fortes que rejeitam a violência - são de menos de uma entre 10.000 mortes (ou 0,01%), cerca de 200 vezes mais baixas do que as previsões dos autores para o nosso estado natural", relatou Pagel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário