Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

COTIDIANO

Decon orienta consumidores a denunciarem estabelecimentos que cobram consumo mínimo

Os consumidores já podem denunciar os estabelecimentos que realizarem a cobrança de consumo mínimo. A orientação do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), é de que os cearenses ajudem a apontar as empresas que descumprem a lei nº 16.195/2016, sancionada no último dia 28 pelo governador Camilo Santana.
 
A nova lei proíbe a cobrança da chamada consumação mínima em locais como bares, boates, danceterias, casas de shows, restaurantes e similares no Ceará. Publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 4, quando entrou em vigor, o texto prevê que os estabelecimentos poderão cobrar apenas o valor referente a ingresso ou entrada, sem vincular com consumo de bebidas.
 
A secretária-executiva do Decon, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio, afirma que relacionar esse fornecimento de serviços ao consumo de produtos como bebida e alimentação configura venda casada. A prática, lembra Sampaio, foi vedada em 1990 pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
 Resultado de imagem para Imagem de mesa de restaurante
"O artigo 39, inciso I, do CDC já proibia a prática de 'venda casada' pelo fato dela impor a aquisição de um valor mínimo em produtos do local como condição à entrada do consumidor no estabelecimento", afirma. "Com a lei estadual, a discussão sobre a possibilidade de cobrança de consumação mínima deixa de existir totalmente, respaldando ainda mais o consumidor na hora de garantir seus direitos",
 
Ainda conforme a secretária-executiva do Decon, estabelecimentos que descumprirem a lei estão sujeitos a interdição do local. O estabelecimento denunciado também poderá pagar multa.
 
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário